Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45225
Título: | Aprender ciências com textos de divulgação científica: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Learning sciences with science texts: a study with primary and middle school students |
Autor(es): | Oliveira, Maria Laura de Sousa Cortez Gonçalves de |
Orientador(es): | Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Textos de divulgação científica Ensino das ciências Estudo do meio Ciências da natureza Produção de textos informativos Popular science texts Science education Study of medium Natural sciences Production of informational texts |
Data: | 3-Fev-2017 |
Resumo(s): | A literatura na área da educação em ciências tem vindo a mostrar a relevância da utilização de
textos de divulgação científica (TDC) no ensino das ciências pela sua capacidade de relacionar o currículo
com a realidade dos alunos e promover o desenvolvimento de competências para a vida em sociedade.
O presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino
Básico, relata duas intervenções pedagógicas, com alunos do 4º e 5º anos de escolaridade, centradas
na utilização de TDC nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais, respetivamente, e avalia o impacto
deste recurso nas aprendizagens dos alunos e analisa a opinião dos alunos sobre o seu uso em sala de
aula. Assim, antes e após a intervenção pedagógica, foram realizados grupos focais com 17 alunos do
4º ano e aplicados questionários a 20 alunos do 5º ano. Ambos os instrumentos tinham como objetivos
averiguar os hábitos de leitura dos alunos, a sua familiaridade com TDC, a opinião dos alunos sobre a
utilização deste género textual nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais, mas também as suas
conceções sobre os conteúdos programáticos a abordar ao longo da intervenção. Para além disso, foram
também analisados os documentos escritos produzidos pelos alunos ao longo das intervenções
pedagógicas. De modo geral, os resultados obtidos apontam para a viabilidade da utilização deste recurso
em sala de aula dado que as intervenções contribuíram para as aprendizagens dos alunos, promovendo
a aquisição de conceções mais próximas das conceções cientificamente aceites, mas também para a
motivação e interesse dos alunos pelas disciplinas de Estudo do Meio e Ciências Naturais, bem como
pela leitura e escrita de textos. Contudo, a implementação desta estratégia também revelou a
necessidade de desenvolver nos alunos competências de análise crítica e de produção de textos
informativos. The literature in science education has been showing the relevance of using popular science texts in the teaching of science because it can forge links between the curriculum and student’s everyday life and promote the development of competences for life in society. This internship report, included in the Master in Teaching in Primary and Middle School, reports two pedagogical interventions with students of 4th grade and 5th grade. The interventions focused on the use of popular science books in the area of “Study of Medium”, in primary school, and in the subject of “Natural Sciences” in middle school. This report also includes an evaluation of the impact of these interventions in terms of students’ learning and analyses their opinions about the use of popular science texts in the classroom. Data were collected in the 4th grade by means of a focus groups (17 students) and in the 5th grade by the use of questionnaires, applied to 20 students. Both instruments aimed at understanding student’s reading habits, their familiarity with popular science books, their opinions about the use this textual gender in science classes, and students’ conceptual understanding. Furthermore, student’s assignments, produced during the classes, were analyses. Overall, the results suggest the relevance of using popular science texts to teach science in formal education since they contributed to student’s learning, enhanced a scientific understanding of the scientific ideas, and stimulated students’ interest in the themes discussed and in the reading and writing texts. However, the intervention also revealed the need to develop students' skills of critical analysis and production of informational texts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45225 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Laura de Sousa Cortez Gonçalves de Oliveira.pdf Acesso restrito! | 15,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |