Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45225

TítuloAprender ciências com textos de divulgação científica: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Learning sciences with science texts: a study with primary and middle school students
Autor(es)Oliveira, Maria Laura de Sousa Cortez Gonçalves de
Orientador(es)Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveTextos de divulgação científica
Ensino das ciências
Estudo do meio
Ciências da natureza
Produção de textos informativos
Popular science texts
Science education
Study of medium
Natural sciences
Production of informational texts
Data3-Fev-2017
Resumo(s)A literatura na área da educação em ciências tem vindo a mostrar a relevância da utilização de textos de divulgação científica (TDC) no ensino das ciências pela sua capacidade de relacionar o currículo com a realidade dos alunos e promover o desenvolvimento de competências para a vida em sociedade. O presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, relata duas intervenções pedagógicas, com alunos do 4º e 5º anos de escolaridade, centradas na utilização de TDC nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais, respetivamente, e avalia o impacto deste recurso nas aprendizagens dos alunos e analisa a opinião dos alunos sobre o seu uso em sala de aula. Assim, antes e após a intervenção pedagógica, foram realizados grupos focais com 17 alunos do 4º ano e aplicados questionários a 20 alunos do 5º ano. Ambos os instrumentos tinham como objetivos averiguar os hábitos de leitura dos alunos, a sua familiaridade com TDC, a opinião dos alunos sobre a utilização deste género textual nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais, mas também as suas conceções sobre os conteúdos programáticos a abordar ao longo da intervenção. Para além disso, foram também analisados os documentos escritos produzidos pelos alunos ao longo das intervenções pedagógicas. De modo geral, os resultados obtidos apontam para a viabilidade da utilização deste recurso em sala de aula dado que as intervenções contribuíram para as aprendizagens dos alunos, promovendo a aquisição de conceções mais próximas das conceções cientificamente aceites, mas também para a motivação e interesse dos alunos pelas disciplinas de Estudo do Meio e Ciências Naturais, bem como pela leitura e escrita de textos. Contudo, a implementação desta estratégia também revelou a necessidade de desenvolver nos alunos competências de análise crítica e de produção de textos informativos.
The literature in science education has been showing the relevance of using popular science texts in the teaching of science because it can forge links between the curriculum and student’s everyday life and promote the development of competences for life in society. This internship report, included in the Master in Teaching in Primary and Middle School, reports two pedagogical interventions with students of 4th grade and 5th grade. The interventions focused on the use of popular science books in the area of “Study of Medium”, in primary school, and in the subject of “Natural Sciences” in middle school. This report also includes an evaluation of the impact of these interventions in terms of students’ learning and analyses their opinions about the use of popular science texts in the classroom. Data were collected in the 4th grade by means of a focus groups (17 students) and in the 5th grade by the use of questionnaires, applied to 20 students. Both instruments aimed at understanding student’s reading habits, their familiarity with popular science books, their opinions about the use this textual gender in science classes, and students’ conceptual understanding. Furthermore, student’s assignments, produced during the classes, were analyses. Overall, the results suggest the relevance of using popular science texts to teach science in formal education since they contributed to student’s learning, enhanced a scientific understanding of the scientific ideas, and stimulated students’ interest in the themes discussed and in the reading and writing texts. However, the intervention also revealed the need to develop students' skills of critical analysis and production of informational texts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45225
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Laura de Sousa Cortez Gonçalves de Oliveira.pdf
Acesso restrito!
15,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID