Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45277

TítuloA avaliação da transferência da formação profissional numa instituição particular de solidariedade social
Outro(s) título(s)Evaluation of professional training transfer in a private social solidarity institution
Autor(es)Sousa, Vera Sofia Barbosa de
Orientador(es)Zão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de Barros
Palavras-chaveFormação profissional
Formação em contexto de trabalho
Avaliação da formação
Transferência da formação
Professional training
Training in working context
Evaluation of training
Training transfer
Data27-Fev-2017
Resumo(s)A formação tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no desenvolvimento profissional dos trabalhadores e das próprias organizações. Para que a formação consiga de facto trazer desenvolvimentos é necessário que esta seja efetivamente transferida para o contexto de trabalho, ou seja, é imprescindível que os trabalhadores apliquem os conhecimentos obtidos através da formação na sua prática profissional. Este estudo procurou perceber em que medida alguns trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos transferiram e aplicaram os conhecimentos adquiridos em formação e, neste sentido, procurou-se entender se os trabalhadores transferiram a formação e se essa transferência veio trazer melhorias no desempenho profissional, bem como entender quais os fatores que influenciaram o processo de transferência. O estudo, de natureza predominantemente qualitativa, incidiu sobre duas ações de formação distintas e para a recolha de dados foram inquiridos 35 trabalhadores através de um inquérito por questionário e realizadas cinco entrevistas, nomeadamente aos formadores, à responsável pela formação e pelo departamento de recursos humanos da instituição e a um representante institucional. Tendo em conta a análise dos dados obtidos pode-se afirmar que as ações de formação em análise foram relevantes e adequadas aos contextos de trabalho e que existiu transferência da formação e melhoria do desempenho profissional dos trabalhadores.
Training has been playing an increasingly important role in the professional development of workers and organizations. In order to bring developments through training, it is necessary to transfer it to the working context, so it is indispensable for workers to apply obtained knowledge through training in their professional practice. This study seeks to understand in what extent some Santa Casa da Misericórdia de Barcelos workers transferred and applied obtained knowledge through training and if that transfer brought improvements in the professional performance, as well as to understand which factors influenced the transfer process. The study, of mostly qualitative nature, focused on two distinct training sessions. To collect data, 35 people were surveyed through a questionnaire survey and five interviews were conducted, namely with the trainers, the responsible for training and the institutions’ human resources department, and the institutional representative. According to the obtained data analysis, it can be stated that the training sessions under analysis were relevant and adequate to the working contexts. There was training transfer and an improvement in the worker’s professional performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45277
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Sofia Barbosa de Sousa.pdf
Acesso restrito!
1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID