Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45306
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Fernanda dos Santos | por |
dc.contributor.author | Queirós, Orlando Arlindo da Mota | por |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T10:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2016-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/45306 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) | por |
dc.description.abstract | Este estudo procura problematizar o contributo da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, proporcionando um caminho para a atividade individual e coletiva no desenvolvimento do trabalho docente pelo seu contributo para a mudança das práticas na Escola e implementação de novas metodologias na sala de aula. Tem como intervenientes a Comunidade Educativa de um Agrupamento de Escolas. Esta investigação, cujo problema de estudo se especificou anteriormente, enquadra-se dentro da abordagem metodológica que genericamente se pode denominar de investigação qualitativa, descrevendo os factos evidenciados ao longo do estudo. Optámos pelo estudo de caso como estratégia metodológica abrangente, por julgarmos que essa estratégia é o melhor meio de dar resposta ao tema e questões que se nos colocam. Os dados recolhidos foram de natureza qualitativa e quantitativa, com predomínio dos primeiros. De acordo com os dados obtidos às questões orientadoras do nosso estudo, verificamos algumas transformações de práticas educativas nas aulas em função do impacto da formação, onde se sugere uma maior interligação entre a teoria e a prática e promoção do trabalho colaborativo, invocando-se dinâmicas de gestão de sala de aula para responder às diversas situações que se desenvolvem. Para a criação de novas realidades é preciso despertar as consciências, lançando as sementes e dando o primeiro passo, neste caso, em direção a uma nova configuração da formação contínua indutora do desenvolvimento profissional docente. As comunidades de aprendizagem são hoje espaços centrais nos processos de legitimação e verificação da qualidade da informação promovendo a discussão de um novo saber. Necessitamos de enveredar por novas formas de organização do trabalho e por uma reinvenção da cultura profissional, que possam potenciar a inovação, fomentar a formação e desenvolvimento profissional docente. | por |
dc.description.abstract | This study aims to discuss the contribution of continuing education for personal and professional development of teachers, providing a path to individual activity and collective development of teaching for their contribution to the changing practices in the school and implementation of new methodologies in the room class. Its actors the Educational Community of Schools Group. This research, whose study of problem previously specified, falls within the methodological approach that generally can be called qualitative research, describing the facts evidenced throughout the study. We have chosen the case study as comprehensive methodological strategy, because we believe that this strategy is the best way to address the topic and issues facing us. The data collected were qualitative and quantitative, with a predominance of the first. According to the data obtained from the guiding issues of our study, we observed some changes in educational practices in the classroom due to the impact of the training, which is suggested greater interconnection between theory and practice and promote collaborative work, invoking dynamic classroom management to respond to various situations that develop. To create new realities is necessary to awaken consciences, sowing the seeds and taking the first step in this case towards a new configuration of inducing further training of teacher professional development. Learning communities are now central spaces in the legitimation processes and verify the quality of information and promoting discussion of new knowledge. We need to engage in new forms of work organization and a reinvention of professional culture that can foster innovation, promote teacher training and professional development. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Formação contínua de professores e transformação de práticas no desenvolvimento do trabalho docente | por |
dc.title.alternative | Continuing education teachers and practices in transformation teaching job development | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201515555 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Orlando Arlindo da Mota Queirós.pdf Acesso restrito! | 5,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |