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TítuloEducação financeira de adultos: saberes, experiências e atitudes dos docentes da sede do Município de Boa Saúde/RN
Outro(s) título(s)Financial education for adults: knowledge, experiences and attitudes of teachers of Good Health District Headquarters/RN
Autor(es)Santos, Marcione Cristina Bezerra dos
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveEducação financeira
Aprendizagem
Postura docente
Qualidade de vida
Financial education
Learning
Teaching atitude
Quality of life.
Data5-Jan-2017
Resumo(s)A presente dissertação de mestrado tem o objetivo de compreender os conhecimentos que os docentes da sede do município de Boa Saúde/RN têm sobre finanças pessoais e sobre como estão transmitindo esse conhecimento aos seus alunos. A Educação Financeira é um tema que deve ser discutido não apenas nas escolas, mas em toda a sociedade brasileira, devido aos altos índices de inadimplência e endividamento da população brasileira que convive com altas taxas de juros e desemprego. O ensino de Educação Financeira de Adultos busca orientar crianças, jovens e adultos sobre a melhor maneira de administrar os seus rendimentos, consumindo de forma consciente. Nos questionários e entrevistas aplicados aos docentes participantes desta pesquisa comprova-se que grande parte dos mesmos não tiveram a oportunidade de estudar os conceitos básicos de Educação Financeira ao longo de sua vida estudantil, o que ocasiona uma dificuldade atual em administrar os seus rendimentos para serem financeiramente independentes. Apesar dessa carência de aprendizagem, os mesmos não se dispõem a adquirir novos conhecimentos financeiros, se contentando apenas com os conhecimentos adquiridos informalmente através de conversas e observações das ações de seus pais e parentes, fato preocupante. Esta postura indiferente dos docentes em relação ao estudo de Educação Financeira dificulta um ensino eficiente dos conceitos financeiros básicos. Os docentes alegam, na sua maioria, não se considerarem preparados para lecionar tal conteúdo. A Educação Financeira deverá estar presente em todas as escolas públicas, devendo ser lecionada de forma lúdica desde a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e integrada em projetos interdisciplinares no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Para que isto ocorra deve-se primeiramente capacitar os docentes, através de capacitações que englobem a aprendizagem de conhecimentos financeiros e também os procedimentos metodológicos adequados a cada clientela estudantil. Essa pesquisa foi elaborada com o objetivo de proporcionar uma autorreflexão dos docentes participantes e ser um futuro material de trabalho sobre o tema.
This master thesis aims at understanding the conceptions, attitudes and practices on Finatial Education performed by teachers in Boa Saúde, RN, Brazil. This topic should be discussed not only in schools but also in other institutions all over Brazil, where the rates of default, debt and unemployment are high. Financial Adult Education seeks to guide children, youth and adults on the best way of managing their income and consuming consciously. In the questionnaires and interviews applied to the teachers who participatited in this research, it is proved that most of them did not have the opportunity to study the basics of financial education throughout their student lives. This causes current difficulties in managing their income and does not allow them to be finantially independet. Despite this, they do not try to acquire new financial knowledge and act according to knowledge acquired informally through the contact with their families and friends. This indifferent attitude of teachers in relation to Financial Education hinders effective its teaching to their current students. Teachers claim that they do not consider themselves prepared to teach such content. Considering that financial education may soon be taught in all public schools, from kindergarten and elementary school to secondary and high school, teachers should acquire the appropriatte knowledge on financial education and the methodologies to carry it on. This research was developed in order to promote teachers’ self-reflection about the subject and provide material to support discussion about it.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45394
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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