Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45418

TítuloRelatório de atividade profissional
Autor(es)Silva, Ana Isabel Campos Oliveira da
Orientador(es)Moura, C.
Data16-Dez-2016
Resumo(s)A apresentação do presente relatório visa a obtenção do Grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores na Área de Especialização de Física e Química, de acordo com o estabelecido no despacho RT-38/2011 regulamentado pela Circular VRT/RVC-01/2012. O relatório expõe a experiência profissional relevante da autora, nas vertentes científicas e pedagógica, enquanto Professora de Física e Química, ao longo de 20 anos de serviço. Apresenta um enquadramento científico onde se aborda especificamente a temática sobre “Trabalho e Energia”, no contexto do programa de Física do 10º ano de escolaridade, versando aspetos mencionados nos programas da disciplina para os ensinos básico e secundário. Na segunda parte do relatório, é apresentado o uso de simulações computacionais como estratégia de ensino da ciência na sala de aula. Aqui pretende-se atualizar e reforçar a componente de formação científica, nomeadamente na área da física, recorrendo-se a exemplos exploratórios criados em ambiente computacional, com o software Modellus. No que concerne à prática pedagógica, são apresentados e discutidos alguns dos projetos desenvolvidos no decurso da atividade profissional, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e a melhoria do processo ensino/aprendizagem. De seguida, referem-se as ações de formação realizadas, como formanda, referindo-se a sua importância para a melhoria do desempenho nas vertentes científica e pedagógica.
The presentation of this report aims to obtain the Master's Degree in Sciences – Teachers’ Lifelong Training, in the specialised field of Physics and Chemistry, according to the order RT-38/2011 regulated by the circular VRT/RVC-01/2012. This report focuses on the relevant professional experience of the author in the scientific and pedagogical aspects, whilst a Physics and Chemistry teacher, through 20 years of experience. It presents a scientific framework which specifically addresses the theme of "Work and Energy" in the context of the Physics curriculum of the 10th grade, covering aspects mentioned in the curriculum of the subject for primary and secondary education. In the second part of the report, the use of computer simulations as a teaching strategy of science in the classroom is presented. Here the goal is to update and strengthen a scientific training component, particularly in the area of physics, making use of exploratory examples created in computational environment with Modellus software. Regarding the teaching practice, some of the projects developed in the course of professional activity are presented and discussed, in order to contribute to the development and improvement of the teaching / learning process. Then, there is reference to the training actions taken as a trainee, referring to its importance to the improvement of the performance in scientific and pedagogical aspects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45418
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Campos Oliveira da Silva.pdf8,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID