Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45524

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamithpor
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.date.accessioned2017-05-05T10:47:01Z-
dc.date.available2017-05-05T10:47:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0875-0106por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45524-
dc.description.abstractJunto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.por
dc.description.abstractWe had intended to listen seven college students, referenced in schools as “gifted”, about their family and school stories. In this study, held in Braga, Portugal, we used the biographical method and through semi-structured interviews, the students narrated trajectories and episodes of pressure to success. Having not been anticipated relief of bullying practices, in youth, two of the seven reports explain intimidated situations of physical, verbal and/or psychological form. These interviews with nature of autobiographi - cal narratives, will present the analysis of Ricardo and Mario texts. They “are worried” about bad relationships with peers. We discuss forms of aggres - sion, starting from an initial imbalance of power, prompting the attacker to abuse colleague with systematic manners and discretionary acts that cause injurypor
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSobredotaçãopor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectMétodo biográficopor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectGiftednesspor
dc.subjectBiographical Methodpor
dc.subjectSchool failurepor
dc.titleSobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolarpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdfpor
oaire.citationStartPage269por
oaire.citationEndPage285por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleSobredotaçãopor
oaire.citationVolume15por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalSobredotaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem
CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Zamith-Cruz&Carvalho2016_Sobredotação_e_bullying....pdf5,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID