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TítuloCaracterização físico-química de águas
Autor(es)Gonçalves, Maria Cristina Macedo
Orientador(es)Medeiros, Maria José
Silva, Maria Manuela
Data16-Dez-2016
Resumo(s)O presente trabalho foi elaborado no contexto do Projeto Individual do Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (MC-FCP), ao abrigo do despacho RT – 38/2011 da Universidade do Minho. É uma tese na área de especialização em Física e Química, com o tema Caracterização Físico – Química de Águas e tem como objetivo estabelecer uma relação entre a Química Analítica e o ensino da Química. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências que se justificam, em grande parte, pelas características da sociedade moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. No ensino da química, o professor tem o papel de ensinar, transmitindo conteúdos mas também de motivar e proporcionar o gosto pelo estudo desta disciplina. Nesse sentido a importância que as atividades laboratoriais apresentam no ensino e na aprendizagem das ciências depende da sua relação com os objetivos da educação em ciências e da forma como o professor as implementa e avalia. O trabalho desenvolvido, consistiu na realização de análises físico-químicas em três amostras de água, por métodos analíticos clássicos. As amostras analisadas são provenientes de fontes distintas, nomeadamente de um rio, de uma gruta e de um fontanário de águas públicas. Após as análises foi realizado o tratamento estatístico e a discussão de resultados. Visto ser importante relacionar o ensino da Química com a Química Analítica, foi elaborado um procedimento experimental de uma atividade laboratorial, enquadrada num tema abordado no 12º ano de escolaridade, com a possibilidade de dar um contributo na abordagem da unidade temática 1: Metais e ligas metálicas, subunidade 3: Metais, ambiente e vida e que possa vir a ser implementado por qualquer professor. Como a qualquer atividade laboratorial deve estar inerente o processo de avaliação, também foi sugerido um método de avaliação para a respetiva atividade.
This report was developed in the context of the Master degree of Science – Further Education for Teacher in the specialization area of Physical Chemistry, according to the Rector’s document RT - 38/2011, whose application is regulated by circular VRT / RVC-01/2012. It is a thesis within the theme “Physical and Chemistry Characterization of Water” and the main objective is to establish a relationship between analytical chemistry and chemistry teaching. The continuing training of teachers must not only value the acquired knowledge, but also the development of skills that are justified by the characteristics of modern society that place new demands such as, “to know”, “to know to do" and "how to know to do" to the professionals of education. In chemistry teaching, the teacher's role is to teach, to transmit content but also to motivate and to provide the taste for the study of this discipline. In this sense, the importance that laboratory activities present in the teaching and learning of science depends on its relationship with the objectives of education in science and how the teacher implements and evaluates. The work developed consisted of physical-chemical analysis of three water samples by standard analytical methods. The samples are from different sources, including a river, a cave and a public water fountain. After the analysis, the statistical analysis and discussion of the results was performed. Since it is important to relate the Teaching of Chemistry with Analytical Chemistry, it was developed an experimental procedure of a laboratory activity, under the topic covered in the 12th grade, with the possibility of giving a contribution in the thematic unit 1: Metals and alloys metal, subunit 3: Metals, environment and life, which may be implemented in the class room. It was also suggested an evaluation method for the mentioned activity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45621
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

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