Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45744
Título: | Currículo: o quê e para quê? (Des)construindo a voz de estudantes da formação inicial de professores de Educação Física |
Autor(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Cruz, Judite Zamith |
Palavras-chave: | Formação de professores Conhecimentos profissionais Competências Identidade profissional |
Data: | Jul-2016 |
Editora: | LEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V. |
Resumo(s): | [Excerto] Introdução: Uma das principais tarefas atribuídas hoje a universidade é ajudar os estudantes na construção da sua formação profissional proporcionando a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos científicos, metodológicos, investigativos e reflexivos que o estudante foi acumulando e da apropriação da sua responsabilidade social e fomento da promoção da melhoria da sociedade. A estas funções acresce-se o encetar novas sendas da formação social e pessoal do estudante, promovendo oportunidades, adquirindo competências pessoais e profissionais, mobilizando de forma integrada conhecimentos, atitudes e procedimentos que dependem, simultaneamente, do empenho pessoal e da existência de um contexto favorável (Leitão, Alarcão, 2006). Nesta perspetiva, é importante valorar a “voz” dos estudantes, participantes fundamentais no processo formativo (Fullan, Hargreaves, 2001), que podem aportar contribuições para desenvolvimento profissional e mudanças dos professores (Teixeira, Flores, 2010). [...] |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45744 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumo_Curriculo.pdf | 9,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |