Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45934
Título: | Da transversalidade e competências da leitura: contributos da leitura e educação literária para o sucesso ensino-aprendizagem |
Outro(s) título(s): | Transversality and reading skills: contributions of reading and literary education to successful teaching-learning |
Autor(es): | Monteiro, Carlos Alberto Andrade |
Orientador(es): | Grossegesse, Orlando |
Data: | 30-Jan-2017 |
Resumo(s): | O relatório consubstanciará a fundamentação da relevância da leitura e seus
contributos para o processo ensino/aprendizagem, visto, particularmente, numa
perspetiva transversal, ou seja, transdisciplinar, tendo, como base da respetiva
argumentação, a observação decorrente da atividade docente, com particular destaque
para as atividades desenvolvidas como coordenador do Plano Nacional de Leitura, para
além da aplicação das Metas Curriculares e da implementação e desenvolvimento da
Educação Literária.
O exercício da leitura responsável e competente assume-se como um pilar
fundamental para o sucesso da aprendizagem, tal como é possível inferir da correlação
que ocorre invariavelmente entre alunos que apresentam, simultaneamente, elevado
rendimento letivo, bons níveis de desempenho em Educação Literária e na participação
em concursos de leitura, como no Concurso Nacional de Leitura e noutros, tanto no que
se refere ao domínio da expressividade, como ao do campo da descodificação ou da
interpretação e ainda no da expressão oral.
A argumentação destes pressupostos consolidar-se-á com a apresentação e
descrição detalhada de atividades implementadas no exercício da profissão, sobretudo no
campo de ação da coordenação do PNL1, devidamente fundamentada com documentos
produzidos na execução e supervisão dessas atividades, inseridas no Plano Anual de
Atividades, do Agrupamento das Taipas, bem como com os resultados obtidos a nível da
escola, a nível distrital e nacional2.
Tratando-se de um relatório da atividade profissional, conduzido pelo
desenvolvimento da questão específica “Contributos da leitura para o processo
ensino/aprendizagem”, proceder-se-á a uma seleção criteriosa de atividades e respetiva
fundamentação, para que daqui se retire uma conclusão prática e produtiva, evitando que
este se transforme num mero aglomerado de práticas e atividades. The report will mark the reasoning of reading relevance and their contributions to the teaching / learning process, as, particularly, a cross perspective, i.e., transdisciplinary, and as the basis of the respective arguments, the observation result of the teaching activity, with particular emphasis for activities such as the National Reading Plan coordinator, in addition to the implementation of Curriculum Goals and the implementation and development of Literary Education. The exercise of responsible and competent reading is assumed as a fundamental pillar for successful learning, as can be inferred from the correlation that invariably occurs between students with both high academic performance, good performance levels in Literary Education and participation in reading contests, such as the National Competition of reading and others, both in regard to the field of expressiveness, as to the field of decoding and interpretation and even in the oral expression. The argument of these assumptions will be consolidated with the presentation and detailed description of activities implemented in the profession, particularly in the field of action of coordination of NLP, appropriately substantiated with documents produced in the execution and supervision of such activities, set in the Annual Plan Activities, Grouping of Taipas, as well as with the results at the school level, district and national level. In the case of a report from the professional activity, led by the development of specific issue "Reading Contributions to the teaching / learning process" will be to carry out a careful selection of activities and respective reasons, so here is remove a practical conclusion and productive, preventing it from becoming a mere cluster of practices and activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45934 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Monteiro.pdf | Tese | 9,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |