Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45936

TítuloThe importance of figurative language and stylistics in the Anglo-American literature class at ISCED/Benguela: a content unit based on Stevie Smith’s poetry
Autor(es)Jimbi, Botelho Isalino
Orientador(es)Guimarães, Paula Alexandra
Palavras-chavePoetry
Figurative language
Stylistics
Stevie Smith
Teacher training and teaching
Poesia
Linguagem figurada
Estilística
Ensino e formação de professores
Data28-Mar-2017
Resumo(s)This dissertation begins with some theoretical considerations regarding the nature of the language of literature and poetry, as well as the distinctive use of stylistics, rhetoric and figurative language, and its importance in the educational context, and then proceeds to a comprehensive reference to the poet Stevie Smith and her most relevant poetic corpus, which will also be proposed as a curricular content in the final part of the work. In the second part of this research, it will be argued that figurative language and stylistics, namely in the teaching of poetry, have been neglected in the English language teacher training sector of the Department of Modern Languages at ISCED (Instituto Superior de Ciências da Educação), located in the Benguela province of Angola. This neglect is caused by the lack of a necessary and direct focus on those important aspects which, we believe, are crucial for the development of the students’ critical and reflective skills, so that they can increase their learning autonomy. Taking into consideration the relevance of the problem and the need for intervention, two questionnaires were used to collect the necessary data: a teacher trainer questionnaire and a student questionnaire. The results from the questionnaires show that the teacher trainers are unanimous that the area of figurative language and stylistics in poetry has not been fully explored and that there is a need to include it in the curriculum, in order to boost the students’ linguistic competence and reflective skills. In their questionnaires, students refer to their lack of mastery of these important areas in their academic life; besides, resources, such as poetry books, are scarce, which makes it difficult to cultivate poetry reading habits. This research recommends that the study of figurative language and stylistics in poetry should be introduced at the beginning of the first semester of Year 3, and that a preliminary preparation in the elements of poetry should also be pondered regarding Years 1 and 2. The selected corpus from Stevie Smith’s collected poetry will serve as a pertinent basis and preparation for this study, given the fact that this poet not only uses but also revises both the traditions and modernity in poetry, scrutinizing the masculine ideologies and narratives behind them, through the use of allusion, irony, as well as the idiomatic and the proverbial. In short, she is proposed as an effective creative and pedagogical tool for the study of the many aspects pertaining to the language or languages of literature in general.
Esta dissertação começa por fazer considerações teóricas acerca da natureza da linguagem da literatura e da poesia, assim como do uso peculiar da estilística, retórica e linguagem figurativa, e respetiva importância no contexto educacional, fazendo de seguida uma referência abrangente à poeta Stevie Smith e ao seu mais relevante corpus poético, o qual será proposto como conteúdo curricular na parte final do trabalho. Na segunda parte desta dissertação, argumenta-se que a linguagem figurada e a estilística, nomeadamente no ensino da poesia, têm sido ignoradas na Repartição de Inglês do Departamento de Letras Modernas do ISCED (Instituto Superior de Ciências da Educação), localizado na província de Benguela, em Angola. Essa negligência advém da falta de um foco necessário e direto em aspectos relevantes que, acreditamos, são cruciais para o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas dos estudantes, de modo a aumentarem a sua autonomia na aprendizagem. Considerando a relevância do problema e a necessidade de intervenção, foram aplicados dois questionários para a recolha da informação necessária: um questionário do formador de professor e um questionário de estudante. Os questionários mostram que os formadores de professores concordam que as áreas de linguagem figurativa e estilística na poesia não têm sido bem exploradas e que há a necessidade de inclui-las no currículo, para fortalecer as habilidades linguísticas e reflexivas dos estudantes. No seu questionário, os estudantes referem-se à sua falta de domínio nestas áreas cruciais da sua vida académica; ademais, recursos, tais como publicações de poesia, são escassas, o que torna difícil criar o hábito de leitura da poesia. Esta investigação recomenda que o estudo da linguagem figurada e da estilística na poesia deve ser feito no início do primeiro semestre do 3º ano, e que uma preparação preliminar no que toca aos elementos da poesia deve de igual modo ser ponderada em relação aos 1º e 2º anos. O corpus escolhido da poesia de Stevie Smith servirá de base e preparação importante deste estudo, dado ao facto de que essa poeta não só usa mas também revê quer o tradicional quer o moderno na poesia, radiografando as ideologias machistas e suas narrativas, através da alusão e da ironia, assim como dos idiomatismos e dos provérbios. Em suma, Stevie Smith é apresentada como um seguro instrumento criativo e pedagógico para o estudo dos vários aspectos relacionados com a língua e a linguagem literária em geral.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45936
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Botelho Isalino Jimbi.pdfTese5,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID