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https://hdl.handle.net/1822/46425
Título: | Empreendedorismo em espaço rural: estudo dos empreendedores e instituições de apoio ao empreendedorismo no Alto Minho |
Outro(s) título(s): | Entrepreneurship in rural areas: study of entrepreneurs and entrepreneurship support institutions in the Alto Minho |
Autor(es): | Miranda, Carlos Jorge Sousa |
Orientador(es): | Eiriz, Vasco |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Territórios rurais Desenvolvimento rural Rede institucional Atitude empreendedora Criação de empresas Entrepreneurship Rural territories Rural development Institutional network Entrepreneurial attitude Business creation |
Data: | 24-Jul-2017 |
Resumo(s): | O desenvolvimento dos territórios, a exploração de oportunidades de negócio, e
a criação de emprego, empresas e negócios em espaços rurais estão fortemente
dependentes da atividade empreendedora dos agentes económicos e da rede institucional
de apoio ao empreendedorismo desses territórios. Dinamizar a rede e o ambiente
empreendedor pode dar um contributo decisivo para contrariar o problema do
esvaziamento populacional dos territórios rurais. Este estudo pretendeu perceber as
dinâmicas empreendedoras e a rede institucional de apoio ao empreendedorismo e às
empresas existente na região do Alto Minho, como ponto de partida para a apresentação
de propostas, e melhoria da eficácia dos programas e estratégias de apoio ao
empreendedorismo. O método de estudo recorreu a uma avaliação quantitativa através
de inquérito à população do Alto Minho. A investigação permitiu recolher dados de 338
indivíduos, dos quais 160 empresários. Os resultados alcançados permitem concluir que
no Alto Minho, o capital humano e o capital social são fatores decisivos para a criação
de empresas e para o sucesso dos negócios. A rede de entidades de apoio ao
empreendedorismo e às empresas no Alto Minho apresenta uma cobertura territorial
suficiente, embora a qualidade e competências dos seus agentes não seja muito
valorizada pelos respondentes. Os fatores relacionados com a preparação do
empreendedor, o conhecimento do negócio, e a competência da rede institucional são
reconhecidos como fundamentais para a criação das empresas e para a sua
sustentabilidade e crescimento futuro. Existe uma perceção generalizada de que é
imperativo valorizar e tornar mais eficazes a rede existente de apoio ao
empreendedorismo e os programas que ela promove. A análise por concelho não
apresenta diferenças estatisticamente significativas na generalidade dos indicadores
avaliados. The development of territories, the exploitation of business opportunities, and the creation of jobs, and enterprises in rural areas, are strongly dependent of the entrepreneurial activity, of the economic agents and the institutional network, that support entrepreneurship on those regions. Promote the network and the entrepreneurial environment can make a decisive contribution to neutralize the problem of rural territories depopulation. This study intended understand the entrepreneurial dynamics and the institutional network that support entrepreneurship and business creation in the “Alto Minho” region, as a starting point for the presentation of proposals, and to improve the effectiveness of programs and strategies that support entrepreneurship. The study method used a quantitative evaluation through an inquire to “Alto Minho” population. The investigation allowed collected data from 338 individuals, 160 of which are entrepreneurs. The results show that in “Alto Minho”, human and social capital are decisive factors for companies creation and business success. The network of entities that support entrepreneurship and business creation in “Alto Minho”, has sufficient territorial coverage, although the quality and skills of its agents are not highly valued by the respondents. The factors related to the entrepreneur preparation, business knowledge, and institutional network competence, are recognized as fundamental for companies creation, their sustainability and future growth. There is a generalized perception that it is imperative to value and make more effective the existing network of entrepreneurship support programs. The analysis by municipality does not show statistically significant differences in the majority of the indicators evaluated. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46425 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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