Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46425

TítuloEmpreendedorismo em espaço rural: estudo dos empreendedores e instituições de apoio ao empreendedorismo no Alto Minho
Outro(s) título(s)Entrepreneurship in rural areas: study of entrepreneurs and entrepreneurship support institutions in the Alto Minho
Autor(es)Miranda, Carlos Jorge Sousa
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveEmpreendedorismo
Territórios rurais
Desenvolvimento rural
Rede institucional
Atitude empreendedora
Criação de empresas
Entrepreneurship
Rural territories
Rural development
Institutional network
Entrepreneurial attitude
Business creation
Data24-Jul-2017
Resumo(s)O desenvolvimento dos territórios, a exploração de oportunidades de negócio, e a criação de emprego, empresas e negócios em espaços rurais estão fortemente dependentes da atividade empreendedora dos agentes económicos e da rede institucional de apoio ao empreendedorismo desses territórios. Dinamizar a rede e o ambiente empreendedor pode dar um contributo decisivo para contrariar o problema do esvaziamento populacional dos territórios rurais. Este estudo pretendeu perceber as dinâmicas empreendedoras e a rede institucional de apoio ao empreendedorismo e às empresas existente na região do Alto Minho, como ponto de partida para a apresentação de propostas, e melhoria da eficácia dos programas e estratégias de apoio ao empreendedorismo. O método de estudo recorreu a uma avaliação quantitativa através de inquérito à população do Alto Minho. A investigação permitiu recolher dados de 338 indivíduos, dos quais 160 empresários. Os resultados alcançados permitem concluir que no Alto Minho, o capital humano e o capital social são fatores decisivos para a criação de empresas e para o sucesso dos negócios. A rede de entidades de apoio ao empreendedorismo e às empresas no Alto Minho apresenta uma cobertura territorial suficiente, embora a qualidade e competências dos seus agentes não seja muito valorizada pelos respondentes. Os fatores relacionados com a preparação do empreendedor, o conhecimento do negócio, e a competência da rede institucional são reconhecidos como fundamentais para a criação das empresas e para a sua sustentabilidade e crescimento futuro. Existe uma perceção generalizada de que é imperativo valorizar e tornar mais eficazes a rede existente de apoio ao empreendedorismo e os programas que ela promove. A análise por concelho não apresenta diferenças estatisticamente significativas na generalidade dos indicadores avaliados.
The development of territories, the exploitation of business opportunities, and the creation of jobs, and enterprises in rural areas, are strongly dependent of the entrepreneurial activity, of the economic agents and the institutional network, that support entrepreneurship on those regions. Promote the network and the entrepreneurial environment can make a decisive contribution to neutralize the problem of rural territories depopulation. This study intended understand the entrepreneurial dynamics and the institutional network that support entrepreneurship and business creation in the “Alto Minho” region, as a starting point for the presentation of proposals, and to improve the effectiveness of programs and strategies that support entrepreneurship. The study method used a quantitative evaluation through an inquire to “Alto Minho” population. The investigation allowed collected data from 338 individuals, 160 of which are entrepreneurs. The results show that in “Alto Minho”, human and social capital are decisive factors for companies creation and business success. The network of entities that support entrepreneurship and business creation in “Alto Minho”, has sufficient territorial coverage, although the quality and skills of its agents are not highly valued by the respondents. The factors related to the entrepreneur preparation, business knowledge, and institutional network competence, are recognized as fundamental for companies creation, their sustainability and future growth. There is a generalized perception that it is imperative to value and make more effective the existing network of entrepreneurship support programs. The analysis by municipality does not show statistically significant differences in the majority of the indicators evaluated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46425
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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