Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46663
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.author | Mafra, Paulo | por |
dc.contributor.author | Lima, Nelson | por |
dc.contributor.editor | Güllich, Roque I.C | por |
dc.contributor.editor | Hermel, Erica | por |
dc.date.accessioned | 2017-10-12T08:53:01Z | - |
dc.date.available | 2020-01-01T07:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, G.S., Mafra, P. & Lima, N. (2017). Promoção da higiene oral em crianças do ensino básico: Uma abordagem no âmbito do ensino experimental de microbiologia. In: Güllich, R.I.C & Hermel, E.E.S. (Org.) Didática da Biologia. Curitiba: Editora Appris. pp. 213-229. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-473-0687-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46663 | - |
dc.description.abstract | É reconhecido por vários autores que o ensino experimental das ciências desenvolve na criança capacidades manipulativas e de raciocínio, permitindo um melhor conhecimento do mundo que a rodeia, possibilitando o desenvolvimento de competências em áreas curriculares para além das ciências. Neste estudo pretendeu-se que as crianças compreendessem que o ato de lavar os dentes reduz significativamente a quantidade de bactérias existentes na boca contribuindo, desta forma, para reduzir a possibilidade de virem a desenvolver futuramente cáries dentárias. Para o efeito, trabalhou-se com uma turma de 16 alunos do 4º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola de Bragança, centrando-se em duas questões problema. Questão-Problema 1: Os teus dentes têm micróbios? Questão-Problema 2: Porque devemos lavar os dentes depois das refeições? Para obter resposta à primeira questão, recorreu-se à observação microscópica de uma amostra de placa dentária das crianças; para a segunda questão foram usadas placas de Petri inoculadas com placa dentária quer antes quer depois da lavagem dos dentes. O protocolo experimental, que serviu de guia e registo, apresentava a seguinte tipologia: a) “Questão-problema” – questão inicial que se queria ver respondida no final da atividade; b) “Antes da experiência” – onde os alunos registaram as suas previsões; c) “Experiência” – espaço com os procedimentos a seguir e onde os alunos registaram as suas observações; d) “Depois da experiência” – onde fizeram uma reflexão acerca das observações realizadas, comparando-as com as previsões iniciais, assim como o registo das respostas às questões-problema. Os resultados mostraram que os alunos (i) distinguiram o nível microscópico das bactérias individuais e o nível macroscópico das colónias bacterianas, (ii) reconheceram a eficácia do processo de lavagem dos dentes para a redução de microrganismos da boca, bem como (iii) compreenderam a sua importância para a prevenção da cárie dentária. Concluímos assim, que esta atividade sobre microbiologia pode ajudar as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, através de uma forma autónoma e responsável, a entenderem as implicações da higiene oral, não como uma simples regra a ter de ser cumprida, mas também, e principalmente, como um comportamento de prevenção da cárie dentária. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Appris | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Higiene oral | por |
dc.subject | Cárie dentária | por |
dc.subject | Microrganismos | por |
dc.subject | Atividades experimentais | por |
dc.title | Promoção da higiene oral em crianças do ensino básico: uma abordagem no âmbito do ensino experimental de microbiologia | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.editoraappris.com.br/produto/didatica-da-biologia | por |
oaire.citationStartPage | 213 | por |
oaire.citationEndPage | 229 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Didática da biologia | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DidaticaBiologia_Microb-maos.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |