Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46950

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipepor
dc.contributor.authorMont' Alverne, Iduínapor
dc.date.accessioned2017-11-02T09:03:39Z-
dc.date.available2017-11-02T09:03:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2358-0593por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46950-
dc.description.abstractNeste estudo, defendemos que, através da imaginação, a educação tenha acesso aos seus símbolos e que estes, por sua vez, sejam educados mediante uma cultura educacional de vocação humanista, cosmopolita e pluralista. Uma educação que ensine a viver com os conceitos (logos) e com os símbolos vivos da cultura (mythos) e do imaginário ancestral embebido dos seus mitos transhistóricos e transculturais. O estudo se apresenta em duas partes: a primeira é dedicada à educação da imaginação e nela tratamos da imaginação e da sua educação; a segunda parte dedicamo-la à pedagogia da imaginação onde focamos o modo como encaramos o seu lugar na relação pedagógica educativa atual. Por último, importa sublinhar que as produções da imaginação, e os vários tipos de imaginário às quais elas dão origem, exigem em permanência uma cuidadosa atenção hermenêutica por parte daqueles que tratam da relação da educação com a imaginação.por
dc.description.abstractIn this study, we advocate that, through the imagination, education should have access to its symbols and that these, in turn, be educated through an educational culture of a humanistic, cosmopolitan and pluralist vocation. An education that teaches us to live with the concepts (logos) and the living symbols of culture (mythos) and the ancestral imaginary embedded in its transhistorical and transcultural myths. The study is divided in two parts: the first is devoted to the education of the imagination and in it we deal with the imagination and its education; The second part is dedicated to the pedagogy of the imagination where we focus on the way in which we see its place in the current educational pedagogical relationship. Finally, it should be emphasized that the productions of the imagination, and the various kinds of imaginary to which they give rise, constantly require careful hermeneutical attention on the part of those who deal with the relation of education to the imagination.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectImaginationpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectHermeneuticalpor
dc.titleEducar para a imaginaçãopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5230por
oaire.citationStartPage73por
oaire.citationEndPage105por
oaire.citationIssue2 esp.por
oaire.citationVolume4por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Memorarepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev. Memorare - AFAraujo & Iduína M. Alverne, 2017.pdf863,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID