Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46950
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Alberto Filipe | por |
dc.contributor.author | Mont' Alverne, Iduína | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-02T09:03:39Z | - |
dc.date.available | 2017-11-02T09:03:39Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 2358-0593 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46950 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo, defendemos que, através da imaginação, a educação tenha acesso aos seus símbolos e que estes, por sua vez, sejam educados mediante uma cultura educacional de vocação humanista, cosmopolita e pluralista. Uma educação que ensine a viver com os conceitos (logos) e com os símbolos vivos da cultura (mythos) e do imaginário ancestral embebido dos seus mitos transhistóricos e transculturais. O estudo se apresenta em duas partes: a primeira é dedicada à educação da imaginação e nela tratamos da imaginação e da sua educação; a segunda parte dedicamo-la à pedagogia da imaginação onde focamos o modo como encaramos o seu lugar na relação pedagógica educativa atual. Por último, importa sublinhar que as produções da imaginação, e os vários tipos de imaginário às quais elas dão origem, exigem em permanência uma cuidadosa atenção hermenêutica por parte daqueles que tratam da relação da educação com a imaginação. | por |
dc.description.abstract | In this study, we advocate that, through the imagination, education should have access to its symbols and that these, in turn, be educated through an educational culture of a humanistic, cosmopolitan and pluralist vocation. An education that teaches us to live with the concepts (logos) and the living symbols of culture (mythos) and the ancestral imaginary embedded in its transhistorical and transcultural myths. The study is divided in two parts: the first is devoted to the education of the imagination and in it we deal with the imagination and its education; The second part is dedicated to the pedagogy of the imagination where we focus on the way in which we see its place in the current educational pedagogical relationship. Finally, it should be emphasized that the productions of the imagination, and the various kinds of imaginary to which they give rise, constantly require careful hermeneutical attention on the part of those who deal with the relation of education to the imagination. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Imaginação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Hermenêutica | por |
dc.subject | Imagination | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Hermeneutical | por |
dc.title | Educar para a imaginação | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5230 | por |
oaire.citationStartPage | 73 | por |
oaire.citationEndPage | 105 | por |
oaire.citationIssue | 2 esp. | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista Memorare | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rev. Memorare - AFAraujo & Iduína M. Alverne, 2017.pdf | 863,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |