Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47167
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carlos M. | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T12:43:41Z | - |
dc.date.available | 2017-11-09T12:43:41Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Carlos (2017). Competências docentes e o perfil profissional dos professores. In M. Flores, M. A. Moreira, L. Oliveira & D. Mesquita (Orgs.). Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho) (pp. 117-127). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação / Centro de Investigação em Estudos da Criança. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-44-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/47167 | - |
dc.description.abstract | A razão essencial de instituir um perfil profissional do professor é um exercício fundamental de sistematização de competências docentes que o professor deve revelar para garantir a todos uma boa educação. Melhor do que definir o professor é necessário, antes, caracterizá-lo tendo por base algumas qualidades globais que os ditos bons professores devem possuir, para além de outras características mais específicas a que a especialização conduz, de acordo com os diferentes níveis de ensino. Uma análise mais detalhada da atividade docente revela que qualquer experiência de ensino e aprendizagem é de natureza complexa, envolve diversos aspetos que lidam com áreas de conhecimento tão diversas como a sociologia, a psicologia, a epistemologia, a biologia, para além de outras mais comummente identificáveis com a função de professor, como a pedagogia e a didática, o conhecimento curricular. O professor interatua num cenário psicossocial dinâmico, caracterizado pela múltipla influência de diversos fatores e condições, tanto internos como externos à sala de aula e à própria escola. Queremos assim discutir, entre outros aspetos relacionados com competências docentes, uma proposta de perfil profissional dos professores que propõe três núcleos de competências – conhecimentos de base, capacidades de aplicação do conhecimento e responsabilidade profissional. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Competência profissional | por |
dc.subject | Competências docentes | por |
dc.subject | Perfil profissional dos professores | por |
dc.title | Competências docentes e o perfil profissional dos professores | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | https://goo.gl/G7E6zN | por |
oaire.citationStartPage | 117 | por |
oaire.citationEndPage | 127 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho) | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas_Desafios_Curriculares_2017_CSilva_pp117-127_&capa.pdf | 898,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons