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dc.contributor.authorSilva, Carlos M.por
dc.date.accessioned2017-11-09T12:43:41Z-
dc.date.available2017-11-09T12:43:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSilva, Carlos (2017). Competências docentes e o perfil profissional dos professores. In M. Flores, M. A. Moreira, L. Oliveira & D. Mesquita (Orgs.). Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho) (pp. 117-127). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação / Centro de Investigação em Estudos da Criança.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-44-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47167-
dc.description.abstractA razão essencial de instituir um perfil profissional do professor é um exercício fundamental de sistematização de competências docentes que o professor deve revelar para garantir a todos uma boa educação. Melhor do que definir o professor é necessário, antes, caracterizá-lo tendo por base algumas qualidades globais que os ditos bons professores devem possuir, para além de outras características mais específicas a que a especialização conduz, de acordo com os diferentes níveis de ensino. Uma análise mais detalhada da atividade docente revela que qualquer experiência de ensino e aprendizagem é de natureza complexa, envolve diversos aspetos que lidam com áreas de conhecimento tão diversas como a sociologia, a psicologia, a epistemologia, a biologia, para além de outras mais comummente identificáveis com a função de professor, como a pedagogia e a didática, o conhecimento curricular. O professor interatua num cenário psicossocial dinâmico, caracterizado pela múltipla influência de diversos fatores e condições, tanto internos como externos à sala de aula e à própria escola. Queremos assim discutir, entre outros aspetos relacionados com competências docentes, uma proposta de perfil profissional dos professores que propõe três núcleos de competências – conhecimentos de base, capacidades de aplicação do conhecimento e responsabilidade profissional.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectCompetência profissionalpor
dc.subjectCompetências docentespor
dc.subjectPerfil profissional dos professorespor
dc.titleCompetências docentes e o perfil profissional dos professorespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttps://goo.gl/G7E6zNpor
oaire.citationStartPage117por
oaire.citationEndPage127por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho)por
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