Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47501

TítuloDa inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh
Outro(s) título(s)Pedagogical Innovation and the role of technology in education: some possible considerations in the context of the Gilgamesh Project
De la innovación pedagógica y del papel de la tecnología en la educación: algunas consideraciones en el marco del Proyecto Gilgamesh
Autor(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveHomo sapiens
Projeto Gilgamesh
Recursos educativos digitais
Gilgamesh Project
Digital Educational Resources
Proyecto Gilgamesh
Recursos Educativos Digitales
Data2017
EditoraUniversidade Federal de Sergipe (UFS)
RevistaRevista Tempos e Espaços em Educação
CitaçãoOliveira, L. R. (2017). Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, p. 49-60, set./dez. 2017. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7444 | ISSN: 1983-6597 (versão impressa); 2358-1425 (versão online).
Resumo(s)Aprendemos ao longo da nossa vida, inevitavelmente, e a educação deve conduzir ao exercício da cidadania consciente. Mas a escola não detém o monopólio dos saberes necessários. Perante um mundo paradoxal em que o Homo sapiens participa da maior evolução da sua história com algum descaso, dissertamos sobre o problema da doxa, o dos fins da educação, o problema de como e onde ocorre a aprendizagem, e o problema da inovação. Como intenção última, mas de forma brevíssima, colocamos a atual questão dos Recursos Educativos Digitais (RED), no quadro do currículo.
We inevitably learn throughout our lives, and education must lead to the exercise of conscious citizenship. But the school does not hold the monopoly of the necessary knowledge. Faced with a paradoxical world in which Homo sapiens participates in the greatest evolution of its history with some disregard, we discuss the problem of the doxa, the purpose of education, the problem of how and where learning occurs, and the problem of innovation. As a final intention, but very briefly, we put the current issue of Digital Educational Resources (DER) within the framework of the curriculum.
Aprendemos a lo largo de nuestra vida, inevitablemente, y la educación debe conducir al ejercicio de la ciudadanía consciente. Pero la escuela no tiene el monopolio de los saberes necesarios. Ante un mundo paradójico en el que Homo sapiens participa en la mayor evolución de su historia con algún descuido, disertamos sobre el problema de la doxa, el de los fines de la educación, el problema de cómo y dónde ocurre el aprendizaje, y el problema de la innovación. Como intención última, pero de forma brevísima, planteamos la actual cuestión de los Recursos Educativos Digitales (RED), en el marco del currículo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47501
DOI10.20952/revtee.v10i23.7444
ISSN1983-6597
e-ISSN2358-1425
Versão da editorahttps://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7444
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sergipe 7444-21271-1-PB.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID