Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48589
Título: | A Formação do Homem: a relação entre educação e política no pensamento filosófico-educacional de Jean-Jacques Rousseau |
Autor(es): | Oliveira, Antônio Pedro Moura de |
Orientador(es): | Martins, Custódia |
Palavras-chave: | Educação Política Homem Autonomia e Afastar Education Politique Homme Autonomie |
Data: | 14-Mar-2017 |
Resumo(s): | Este trabalho, intitulado A Formação do Homem: a relação entre educação e
política no pensamento filosófico-educacional de Jean-Jacques Rousseau, é a
dissertação de Doutoramento em Educação, área de especialização em Filosofia da
Educação. É constituído por três capítulos, um índice, uma introdução e uma conclusão.
Na introdução apresenta-se o tema, apresentam-se e justificam-se os objectivos
da investigação, explicando-se a metodologia aplicada e a forma como o trabalho foi
estruturado.
No primeiro capítulo apresentamos as influências e os episódios que
determinaram a identidade de Jean-Jacques Rousseau promovendo, desse modo, o gosto
pelo sentido da autonomia e da liberdade.
No segundo capítulo abordamos o pensamento filosófico-educacional de Jean-
Jacques Rousseau de forma a compreender o modo como foi determinante na
elaboração do discurso pedagógico enquanto discurso político.
No terceiro capítulo tratamos da relação entre os conceitos de ética, pedagogia e
política com a intenção de inferir qual o lugar que o homem ocupa na sociedade e, na
medida do possível, compreender a importância da natureza da sua formação.
Na conclusão apresentam-se as considerações principais resultantes da
investigação desenvolvida bem como dos objetivos previamente anunciados.
No que concerne à bibliografia, organiza-se em três pontos: I. De Jean-Jacques
Rousseau; II. Sobre Jean-Jacques Rousseau; III. Complementar. Cet ouvrage, intitulé La formation de l’homme: la relation entre l’éducation et la politique dans pensée philosophie éducative de Jean-Jacques Rousseau, est la thèse de Ph.d en éducation, zone de spécialisation en philosophie de l’éducation. Il se compose de trois chapitres, un index, une introduction et une conclusion. Dans introduction présente le thème et justifier les objectifs de recherche, expliquant la méthodologie appliquée et la façon dont le travail a été structuré. Dans le premier chapitre, nous présentons les influences et les épisodes qui ont déterminé l’identité de Jean-Jacques Rousseau, favorisant ainsi le goût par le sens d’autonomie et de liberté. Dans le deuxième chapitre, nous discutons le pensée philosophique-l’éducation de Jean-Jacques Rousseau afin de comprendre la façon dont a été décisive dans le développement du discours pédagogique dans le discours politique. Dans le troisième chapitre, nous traitons de la relation entre les notions d’éthique, pédagogie et la politique avec l’intention d’en déduire ce qui la place que l’homme occupe dans la société et, dans la mesure du possible, comprendre l’importance de la nature de leur formation. En conclusion présenté les principales considérations découlant de la recherche développée ainsi que les objectifs précédemment annoncés. En ce qui concerne la bibliographie, organisé en trois points : I. De Jean-Jacques Rousseau ; II. Sur Jean-Jacques Rousseau ; III. Complémentaires. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Filosofia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48589 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio Pedro Moura de Oliveira.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |