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https://hdl.handle.net/1822/48605
Título: | Desenvolvimento cognitivo: Pode a escola ultrapassar o impacto das variáveis sociofamiliares? |
Autor(es): | Alves, Ana Filipa Guilhoto |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Inteligência desenvolvimento cognitivo sucesso escolar infância família escola intelligence cognitive development academic success childhood family school |
Data: | 19-Jul-2017 |
Resumo(s): | Frequentemente o desenvolvimento cognitivo da criança aparece na investigação
como variável independente explicando o seu desempenho escolar. Sendo importante esta análise
numa lógica de compreensão e intervenção em prol do sucesso escolar, esta tese, redigida na base
de compilação de artigos, enfatiza o desenvolvimento cognitivo como variável dependente, ou
seja, influenciado por fatores sociofamiliares e escolares descritivos dos contextos educativos da
criança. Sublinha ainda, o papel da família no desenvolvimento cognitivo e rendimento escolar à
medida que a criança avança na escolaridade, especificamente numa faixa etária precoce (préescola
e primeiro ciclo do ensino básico). Por último, avalia-se o respetivo impacto das variáveis
sociofamiliares e escolares, e do quociente de inteligência no desempenho escolar das crianças.
Neste estudo, tomando uma amostra constituída por 597 crianças, equilibrada quanto ao género e
com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos (M = 6.89; DP = 1.61), da pré-escola e do 1º ao
4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), provenientes de escolas em meio rural e em meio
urbano, de estabelecimentos de ensino público e privado, aplicou-se a Escala de Competências
Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos (ECCOs 4/10; Brito & Almeida, 2009), para a
avaliação do desempenho cognitivo das crianças. Os resultados obtidos apontam que os valores de
quociente de inteligência que as crianças obtiveram na escala se apresentaram como a variável
com maior impacto no desempenho académico, em linha com resultados de outras pesquisas na
área. Porém, variáveis sociofamiliares também manifestaram (direta ou indiretamente) valor
preditivo quer no desempenho cognitivo, quer no desempenho académico das crianças nesta faixa
etária. Estes resultados reforçam, assim, a tradicional influência do quociente de inteligência no
(in)sucesso escolar, contudo a variância do desempenho cognitivo e dos resultados académicos
pode ser melhor explicada combinando também variáveis sociofamiliares. Da articulação dos
resultados obtidos nos trabalhos apresentados nesta tese, apresentam-se conclusões gerais e
implicações sobre o processo educativo da criança no ambiente familiar e escolar. Children's cognitive development is very often presented in research as an independent variable helping to explain academic performance. Given the importance of this analysis to understand and intervene in favor of academic success, the present thesis, elaborated from a compilation of papers, emphasizes cognitive development as a dependent variable, i.e., a variable that is influenced by social-familial and academic factors that characterize children's educational settings. Furthermore, the present thesis stresses the role of family on cognitive development and academic achievement as a child moves along schooling, in particular to a precocious age group (preschool and elementary school). Finally, it assesses the respective impact of social-familial and academic variables, and of IQ, on children's academic performance. In the present study, we considered a sample of 597 children in preschool and elementary school, attending rural and urban schools, whether public or private, with a balanced gender representation, and ages ranging between four to 10 (M = 6.89, SD = 1.61). We administered the Cognitive Competencies Scale from 4 to 10 years (ECCOs 4/10; Brito & Almeida, 2009) to assess the children's cognitive performance. Results show that the IQ scores obtained by children in the scale are the variable that more strongly impacts academic performance, in line with the results from other studies in this area. Nonetheless, social-familial variables also show a (direct or indirect) predictive value, whether for the cognitive performance, whether for the academic performance of children in this age range. This way, the studies here presented stress the traditional influence of IQ on academic success/failure, and yet, the variance of cognitive performance and academic results may be explained better when adding social-familial variables. From the integration of the results obtained in the different studies presented in this thesis, we present general conclusions and implications about children's educational process in the family and academic context. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48605 |
Acesso: | Acesso aberto |
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