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https://hdl.handle.net/1822/48640
Título: | Impacto da ansiedade reportada face à escrita de composições |
Autor(es): | Mello, Anair Silva Lins e |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Polydoro, Soely Aparecida Jorge |
Palavras-chave: | Ansiedade escrita AE na escrita AR na escrita envolvimento parental desempenho escolar ensino básico Anxiety writing self-efficacy in writing self-regulation in writing parental involvement school performance elementary school |
Data: | 15-Set-2017 |
Resumo(s): | A escrita, sua qualidade e a escrita de composições, devido a sua complexidade e baixo
desempenho dos alunos, têm sido alvo de estudos na perspetiva do incremento desta competência,
em diferentes níveis de escolaridade. As exigências sociais e académicas têm, também, produzido
nos alunos atitudes adversas e certo comportamento ansioso face à produção escrita. A ansiedade
face à escrita de composições, entretanto, tem sido objeto de estudo há mais de cinco décadas.
Contudo, na literatura pesquisada, só encontramos investigações com estudantes do secundário ou
universitários. A literatura ainda nos revelou que os estudantes caracterizados como ansiosos
foram aqueles que apresentavam elevada apreensão, preocupação, tensão e medo em atividades
que exigiam a produção escrita, e mais frequentemente, ao compor diferentes géneros textuais.
Com um estudo de desenho longitudinal e correlacional, nossa investigação, teve como
objetivo avaliar o impacto da ansiedade reportada face à escrita de composições e a sua relação
com a perceção de autoeficácia e desempenho escolar de alunos do 4.º ano, do 1.º ciclo de ensino
básico, na disciplina de Português. Para alcançar os nossos objetivos, realizámos as seguintes
ações: avaliámos a presença da ansiedade reportada face à escrita, e o impacto da ansiedade
reportada face à escrita de composições. Analisamos, também, a atitude dos alunos perante a
escrita de composições; o impacto da autoeficácia na escrita de composições; a autorregulação da
aprendizagem da escrita de composições e a perceção do aluno sobre o envolvimento parental face
à escrita de composições. Participaram 693 alunos que preencheram um questionário em quatro
momentos de recolha.
A análise dos dados, revelou-nos uma significativa presença da ansiedade face à escrita de
composições, e também, que a autoeficácia face à escrita, assim como, a perceção sobre o
envolvimento parental face à escrita de composições, revelaram uma correlação positiva. À atitude
face à escrita, a autorregulação da aprendizagem da escrita, o desempenho dos alunos no domínio
da escrita e o desempenho global da língua escrita apresentaram uma correlação negativa. Todos
os resultados foram analisados e discutidos à luz da abordagem sociocognitiva e no âmbito da
autorregulação da aprendizagem. Conclusivamente, apresentamos considerações sobre os
resultados, assim como, as limitações e expectativas na direção de estudos futuros. Due to the complexity of writing compositions with quality, research has been conducted in different school years, to promote this competence in struggling writers. Social and academic demands have also demonstrated to produce in student’s adverse attitudes and a certain anxious behavior towards writing activities. Despite the importance concerning student’s anxiety when writing, to our knowledge, the studies conducted in the last five decades, were only with secondary and university students. Previous studies have also demonstrated that students defined as anxious, were those who exhibited higher apprehension, concern, tension and fear when writing, and mostly when composing different text genres. Following a longitudinal and correlational design, our study aimed to evaluate the impact of 693 fourth graders anxiety when writing compositions. To address this call students were asked to fill in questionnaires, in four moments of collection, that aimed to evaluate the presence of reported anxiety and it’s impact in student’s writing compositions. Four variables were also analyzed, namely: (i) students’ attitudes towards writing, (ii) their self-efficacy in writing; (iii) their use of self-regulation strategies while writing; (iv) and their perception of their parental involvement concerning their writing activities. Findings have shown a significant presence of anxiety when students write their compositions. We also found that students self-efficacy in writing, as well as their perception of parental involvement when writing compositions, pointed out, contrary to the literature, a positive correlation. Nevertheless, students’ attitude towards writing, their use of self-regulated strategies in writing, revealed a negative correlation. All the results were analyzed and discussed in the light of the social cognitive approach and in the context of self-regulated learning. Finally, we present considerations about the results, as well as the limitations and expectations in the direction of future studies. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48640 |
Acesso: | Acesso aberto |
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