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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMamede, Emapor
dc.contributor.authorSousa, Paula Cristina Pereira Cardoso depor
dc.date.accessioned2017-12-30T04:32:04Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.date.submitted2016-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48665-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade de Educação Matemáticapor
dc.description.abstractO conceito de fração é considerado complexo, e simultaneamente um conceito fundamental na aprendizagem matemática das crianças. Em Portugal, a investigação sobre o conhecimento dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, relativo ao conceito de fração, tem sido muito parca, ou mesmo inexistente, sobretudo no que toca à análise de práticas de ensino. A investigação aqui apresentada procura explorar o conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre o conceito de fração e o seu ensino. Para tal, foram conduzidos dois estudos. O Estudo 1 teve como objetivo caraterizar o conhecimento do professor do 1.º ciclo sobre o conceito de fração, seus significados e sua didática. Adota uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas aplicadas individualmente a trinta e um professores do 1.º ciclo. O Estudo 2 procurou caraterizar as práticas de ensino dos professores do 1.º ciclo relativamente ao conceito de fração. Segue igualmente uma metodologia qualitativa, tendo um design de estudos de caso múltiplos, com base num programa de trabalho colaborativo entre quatro professores do 1.º ciclo e a investigadora. Este programa foi composto por sete reuniões de trabalho conjuntas e pela observação de seis a sete aulas de cada professor. Aparte a perceção de diversos conhecimentos e práticas adequados ao ensino das frações, verificou-se que há professores que manifestam dificuldades com o conceito de fração e suas propriedades. Tendencialmente, parece não haver um domínio dos diferentes significados de fração no seu conjunto, manifestando-se fragilidades, nomeadamente, no conhecimento das potencialidades e dificuldades associadas a cada um deles. Parece assim imperioso que a formação de professores, inicial e contínua, passe por uma abordagem aprofundada a estes temas, sob pena de assistirmos a práticas de ensino que nem sempre promovem uma sólida aprendizagem matemática nos primeiros anos de escolaridade. Tendo em vista eventuais intervenções junto da comunidade docente, vale a pena referir que o programa de trabalho colaborativo desenvolvido obteve, por parte dos professores participantes nesta investigação, um acolhimento muito positivo, visível, nomeadamente, no modo como os mesmos reconheceram os benefícios, para a sua prática de ensino, da implementação de novas abordagens e da reflexão e debate entre colegas.por
dc.description.sponsorshipThe concept of fraction is considered complex, and simultaneously a prime importance one in children’s mathematical learning. In Portugal, research on primary school teachers’ knowledge, regarding the concept of fraction, has been meagre or even non-existent, especially regarding the analysis of teaching practices. The research presented in here seeks to explore primary school teachers’ knowledge about the concept of fraction as well as its teaching. Two studies were conducted. Study 1 aimed to characterize primary school teachers’ knowledge about the concept of fraction, its interpretations and its didactic. It adopts a qualitative methodology, based on interviews applied individually to thirty-one primary school teachers. Study 2 sought to characterize primary school teachers’ teaching practices on the concept of fraction. It also follows a qualitative methodology, with a design of multiple case studies, based on a collaborative program between four primary school teachers and the investigator. This program consisted of seven working meetings and six to seven observed classes of each teacher. Apart from the perception of various appropriate knowledge and practices on the teaching of fractions, it was found that there are teachers who manifest difficulties with the concept of fraction and its properties. Tendentiously, there seems to be no master of the various interpretations of fractions as a whole, weaknesses being revealed, namely, on the knowledge of the potentialities and difficulties of each of them. Therefore, it seems imperative that teacher training courses, prospective and continuous, include a thorough approach to these issues, otherwise we might be attending to educational practices that do not always promote a solid mathematical learning in the early grades. Having in mind possible interventions in the teaching community, it is worth noting that the developed collaborative program had, from the participating teachers in this research, a very positive reception, visible, namely, in the way teachers recognised the benefits of the implementation of new approaches and of the reflections and debate among colleagues for their teaching practices.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F74405%2F2010/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleEnsinar Frações – Um olhar sobre o Conhecimento de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101334060por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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