Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48689

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Lia Raquelpor
dc.contributor.advisorNeto, Eulália Raquel G. de Carvalhopor
dc.contributor.authorSimões, Elane Fátimapor
dc.date.accessioned2017-12-30T04:40:25Z-
dc.date.available2017-12-30T04:40:25Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48689-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractEsta tese versa sobre a disciplina Artes Cênicas no contexto da educação profissional técnica de nível médio, na modalidade integrada regular. Investiga a instauração de uma nova instituição desta prática pedagógica, a partir de uma metodologia pautada no conhecimento teórico-prático da linguagem teatral na perspectiva da emancipação dos sujeitos. Para tanto, propôs-se a analisar os sentidos subjetivos produzidos pelos estudantes no decurso deste fazer artístico-pedagógico de sala de aula. O estudo tinha como pressuposto que o processo metodológico desenvolvido nesta disciplina – associado ao seu alargamento em decorrência da inserção da tecnologia da cena e do uso didáticopedagógico do site de rede social Facebook – estava originando novas atuações sociais dos sujeitosalunos neste fazer. Ou seja, afigurava-se um fenômeno que extrapolava a lógica determinada socialmente no cotidiano escolar. A fim de elucidar o que ocorria, buscou-se no aporte teórico de Cornelius Castoriadis, González Rey, Bernard Charlot, Flávio Desgranges, Manuel Castells, Raquel Recuero, dentre outros, uma vereda segura para percorrer o labirinto no qual se constituiu este trabalho. Assim, visando atender aos objetivos propostos pela presente pesquisa, elegeram-se quatro eixos de análise: as subjetividades criadas pelos alunos no decurso da disciplina Artes Cênicas; a formação do espectador de teatro no contexto de sala de aula; o uso do site de rede social Facebook como recurso didático-pedagógico dinamizador deste fazer; e a criação de novas instituições no cotidiano escolar a partir de práticas pedagógicas emancipatórias. Assumiu-se como direcionamento metodológico o paradigma qualitativo numa perspectiva histórico-crítica, o estudo de caso como estratégia de investigação, e para constituição do corpus de análise investigaram-se três fontes de informação. Numa primeira fase, utilizou-se o questionário fechado, aspirando obter uma visão mais abrangente das percepções dos alunos em relação a este processo formativo. Em seguida, fez-se uso de entrevistas na perspectiva de aprofundar as questões delineadas na primeira fase. Também se recolheram postagens dos alunos no Facebook, as quais vieram fortalecer a análise em curso ao possibilitar o acesso a informações suscitadas, isto é, sem interferência da pesquisadora. Triangulou-se, ainda, o conjunto de informações e recorreu-se à análise de conteúdo para a sua interpretação. Como resultado o estudo aponta que, ao vivenciar experiências que solicitaram diferentes atuações sociais no seu agir, os alunos produziram novas opções criativas geradoras de sentido, o que, como consequência, fez surgir novos sistemas de ações e valores para a disciplina Artes Cênicas e para o campo teatral, modificando a realidade em que eles atuam. Dessa forma, asseverando que a realização de práticas pedagógicas emancipatórias faculta ao sujeito o construto de sua própria identidade pessoal e sociocultural, mobilizando-o a ressignificar e a transformar a lógica determinada socialmente. Julga-se, ainda, que esta pesquisa contribui para a consolidação da linguagem teatral enquanto disciplina curricular obrigatória na educação básica e profissional.por
dc.description.abstractThis thesis examines the subject of Performing Arts within the context of mid-level professional technical education, on regular integrated mode. It investigates the establishment of a new approach to this pedagogical practice, from a methodology based on the theoretical and practical knowledge of the theatrical language on what regards the individuals’ emancipation. Therefore, it proposes itself to analyze the subjective meanings produced by students through the course of this artistical-pedagogical practice at school. The study pressuposed that the methodological process developed in this subject – associated to its expansion due to the insertion of theater technology and didactical-pedagogical use of the social network website Facebook - was originating new social actions from the individuals (students) in this context. In other words, it configured a phenomenon, which went beyond the socially determined logic in daily school life. In order to elucidate that, a safe path was sought to walk through the labyrinth in which this thesis was constituted, considering the theoretical contribution of Cornelius Castoriadis, González Rey, Bernard Charlot, Flávio Desgranges, Manuel Castells, Raquel Recuero, among others. Thereby, aiming to meet the objectives proposed by the present research, four analysis axes were elected: the subjectivity created by students through the course of the subject of Performing Arts; the formation of the theater spectator within the classroom context; the use of the social network website Facebook as a didactical-pedagogical resource that promotes the dynamics of this act; and the creation of new settings in daily school life from emancipatory pedagogical practices. The qualitative paradigm in a critical-historical perspective was adopted as the methodological guideline; the case study as an investigative strategy; and, to build the corpus of analysis, three information resources were examined. Initially, a closed questionnaire was used to obtain a broader vision of the students’ perception concerning this formative process. Then, interviews were made in order to deepen the questions outlined at the first phase. Likewise, students’ Facebook posts were collected, which strengthened the ongoing analysis by enabling access to the information raised, that is, without the researcher’s interference. Further on, the set of information was aligned and content analysis was employed to get its interpretation. As a result, the study points out that, by experiencing situations that required different social actions, students produced new creative options that generated meaning, which, consequently, gave rise to new systems of actions and values for the Performing Arts subject and for the theatrical field, modifying the reality they act on – thus, asserting that the execution of emancipatory pedagogical practices provides the individual the opportunity to build its own personal and social-cultural identity, mobilizing it to resignify and transform the socially determined logic. It is also believed that this research contributes to the consolidation of theatrical language as a mandatory curricular subject in basic and professional education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAlém do instituído: uma análise da disciplina Artes Cênicas do IFRN/CNATpor
dc.title.alternativeBeyond what is established: an analysis of the subject of Performing Arts at IFRN/CNATpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101391471por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elane Fatima Simões.pdf32,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID