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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Filipa Dionísiopor
dc.contributor.advisorRodrigues, Cristina Maria Santospor
dc.contributor.authorNunes, Ana Isabel Lamaspor
dc.date.accessioned2018-01-08T09:34:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49054-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos de Inovação)por
dc.description.abstractA criação de programas de empreendedorismo por parte das instituições de ensino tem um papel importante, não só para consciencializar os estudantes para este tema mas também para lhes fornecer ferramentas e conceitos que serão importantes para um futuro negócio. Acredita-se que existem um conjunto de estudantes, nomeadamente estudantes de ciências socioeconomicas e de engenharia, capazes de criarem empresas de sucesso. Contudo, é necessário fornecer-lhes a possibilidade de desenvolverem competências adicionais, algo que será alcançável se as universidades adquirirem um papel ativo na criação destas atividades. Para além do conhecimento académico, é igualmente importante perceber a intenção empreendedora destes estudantes, nomeadamente quais as suas características-chave e quais os fatores que poderão afetar a sua intenção. O Projeto Empreende2017 fez um levantamento das características psicológicas e de outros fatores que possam influenciar este perfil, como o género, o rendimento familiar e o crescimento numa família empreendedora, e testou-se ainda que fatores demográficos e psicográficos poderão influenciar a intenção empreendedora, bem como o comportamento empreendedor, tomando por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen (1991). Assim, o Projeto Empreende2017 definiu como objetivos reconhecer o potencial empreendedor dos estudantes de engenharia e de ciências socioeconomicas da Universidade do Minho e identificar quais as diferenças entre estes dois grupos. Para alcançar estes dois objetivos utilizou-se como metodologia a estratétgia survey e como método um questionário autoadministrado distribuído pelos estudantes da Escola de Engenharia e da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Deste obtiveram-se 436 respostas, as quais todas foram consideradas válidas. Do estudo realizado conclui-se que são os estudantes do género masculino e da Escola de Economia e Gestão, os que mais tencionam empreender. Também se revelou uma relação de dependência entre a vontade de empreender dos estudantes cujos pais têm ou tiveram um negócio. Do modelo modificado da Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen (1991) ressalva-se que são as variáveis dessa mesma teoria (atitude, normas subjetivas e controlo percebido) as que apresentam maior capacidade explicativa da intenção empreendedora, e quanto ao comportamento (criar um negócio) este apenas é influenciado pela intenção empreendedora.por
dc.description.abstractThe creation of entrepreneurship programs by educational institutions has an important role, not only to make students aware of this topic, but also to provide them with tools and concepts that will be important for a future business. It is believed that there are a number of students, namely socio-economics and engineering students, who are able to create successful companies. However, it is necessary to provide each student with the possibility of developing additional skills, something that will be attainable if universities take an active part in the creation of these activities. In addition to academic knowledge, it is equally important to understand the entrepreneurial intent of these students, namely what are their key characteristics and what factors may affect their intent. Project Empreende2017 surveyed the psychological characteristics and other factors that may influence this intention, such as gender, family income and growth in an entrepreneurial family, and it was also tested whether demographic and psychographic factors could influence entrepreneurial intent such as entrepreneurial behavior, based on Ajzen's Theory of Planned Behavior (1991). Thus, Project Empreende2017 defined as objectives to recognize the entrepreneurial potential of students of engineering and socioeconomic sciences of the University of Minho and to identify the differences between these two groups. In order to reach these two objectives, the strategy survey was used as methodology and as a method a self-administered questionnaire, which was distributed by the students of the School of Engineering and the School of Economics and Management of the University of Minho. From this, 436 responses were obtained and all of them were considered valid. The study concluded that it is the students of the masculine gender and the School of Economics and Management who are most likely to undertake. It has also revealed a dependency relationship between the will to undertake of the students whose parents have or had a business. From the modified model of Ajzen's Theory of Planned Behavior (1991) it is pointed out that it is the variables of the same theory that present the greatest explanatory capacity of the entrepreneurial intention, and the behavior (to create a business) is only influenced by the entrepreneurial intention.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectIntenção empreendedorapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectUniversidade do Minhopor
dc.subjectEntrepreneurshippor
dc.subjectEntrepreneurial intentionpor
dc.subjectHigh Educationpor
dc.subjectUniversity of Minhopor
dc.titleEmpreendedorismo no Ensino Superior: um estudo na Universidade do Minhopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201751488por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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