Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49288

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamithpor
dc.date.accessioned2018-01-16T10:04:30Z-
dc.date.available2018-01-16T10:04:30Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.issn2175-6236-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49288-
dc.description.abstractNeste estudo de caso, de caráter descritivo-interpretativo, pretende-se identificar fatores de desenvolvimento e (in)sucesso escolar de jovens com características de sobredotação, na escolaridade obrigatória (12 a 16 anos). As narrativas apresentadas pelos investigadores revelam as relações entre características individuais e orientações escolares nem sempre aceites. A análise clarifica o tédio, frustração e fracasso que enfrentam estes alunos no cotidiano, tomada de decisão de alheamento, confronto ou ‘crise de identidade’ para a homogeneização e cumprimento de tarefas rotineiras que a escola oferece. Revelam ainda o relevo dos papéis do professor na diferenciação curricular e, em certos casos, no sucesso escolar dos estudantes.por
dc.description.abstractIn this case study of a descriptive and interpretive nature it is intended to identify developmental factors and the success/failure at school of gifted youngsters (aged 12 to 16 years old) in compulsory education. The narratives presented by researchers show that the relationships between individual characteristics and school guidance are not always accepted. The analysis clarifies the boredom, frustration and failure facing these students in their everyday life, absent-minded decision-making, opposition or ‘identity crisis’ related to their standardization and compliance with routine tasks that the school requires today. They also reveal the importance of the role of the teacher in terms of curriculum differentiation and, in some cases, the academic success of the students.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSobredotaçãopor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDiferenciação curricularpor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectGiftednesspor
dc.subjectSchool failurepor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectCurricular differentiationpor
dc.titlePor quê, escola, por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolarpor
dc.title.alternativeWhy, school, why? Gifted students with academic failure.por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1143por
oaire.citationEndPage1159por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationConferencePlacePorto Alegrepor
oaire.citationVolume42por
dc.identifier.doi10.1590/2175-623660798por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEducação e Realidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Por que escola porque_Rev_Educ_Realidade.pdf196,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID