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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Germano José Conceição Pintopor
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.date.accessioned2018-01-17T14:15:33Z-
dc.date.available2018-01-17T14:15:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-03-
dc.identifier.citationBorges, Germano & Torres, Leonor L. (2017). A Excelência em Transição: As Dinâmicas de Acesso ao Ensino Superior de Estudantes Distinguidos no Ensino Secundário. In G. S. Carvalho & M. L. Dionísio (Orgs.). II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, pp. 71-78.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-51-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49386-
dc.description.abstractMapear as dinâmicas de acesso ao ensino superior público de 340 antigos estudantes de cursos científico-humanísticos distinguidos por mérito escolar no 10.º; 11.º; 12.º constitui o objetivo primeiro desta comunicação enquadrada em projeto de doutoramento financiado (SFRH/BD/102429/2014). A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016 evidencia descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior, com 32,9% dos estudantes distinguidos a serem excluídos da 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase. Está se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro”, pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar, com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano ulterior.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Social Europeu, por via do POCH - Programa Operacional Capital Humano, no âmbito do projeto de doutoramento em curso de Germano Borges intitulado: Da excelência no ensino secundário à (ir)regularidade académica no ensino superior: (Des)continuidades de percursos de alunos distinguidos na escola pública portuguesa (SFRH/BD/102429/2014).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência escolarpor
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpor
dc.subjectPercursos estudantispor
dc.subjectRecompensa do mérito escolarpor
dc.titleA excelência em transição: as dinâmicas de acesso ao ensino superior de estudantes distinguidos no ensino secundáriopor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate02 - 03 junho 2017por
sdum.event.titleII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educaçãopor
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage71por
oaire.citationEndPage78por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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