Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49386
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Germano José Conceição Pinto | por |
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T14:15:33Z | - |
dc.date.available | 2018-01-17T14:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017-03 | - |
dc.identifier.citation | Borges, Germano & Torres, Leonor L. (2017). A Excelência em Transição: As Dinâmicas de Acesso ao Ensino Superior de Estudantes Distinguidos no Ensino Secundário. In G. S. Carvalho & M. L. Dionísio (Orgs.). II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, pp. 71-78. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-51-2 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49386 | - |
dc.description.abstract | Mapear as dinâmicas de acesso ao ensino superior público de 340 antigos estudantes de cursos científico-humanísticos distinguidos por mérito escolar no 10.º; 11.º; 12.º constitui o objetivo primeiro desta comunicação enquadrada em projeto de doutoramento financiado (SFRH/BD/102429/2014). A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016 evidencia descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior, com 32,9% dos estudantes distinguidos a serem excluídos da 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase. Está se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro”, pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar, com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano ulterior. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Social Europeu, por via do POCH - Programa Operacional Capital Humano, no âmbito do projeto de doutoramento em curso de Germano Borges intitulado: Da excelência no ensino secundário à (ir)regularidade académica no ensino superior: (Des)continuidades de percursos de alunos distinguidos na escola pública portuguesa (SFRH/BD/102429/2014). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Excelência escolar | por |
dc.subject | Acesso ao ensino superior | por |
dc.subject | Percursos estudantis | por |
dc.subject | Recompensa do mérito escolar | por |
dc.title | A excelência em transição: as dinâmicas de acesso ao ensino superior de estudantes distinguidos no ensino secundário | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 02 - 03 junho 2017 | por |
sdum.event.title | II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 71 | por |
oaire.citationEndPage | 78 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Borges, G. & Torres, L. L. (2017).pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons