Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49432

TítuloPontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores
Autor(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveTeoria (pessoal e pública)
Prática
Reflexão
Pedagogia da formação de professores
Theory (personal and public)
Practice
Reflection
Pedagogy of teacher education
Data2005
EditoraCurrículo Sem Fronteiras
RevistaCurrículo Sem Fronteiras
CitaçãoVieira, F. (2005). Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo sem Fronteiras, 5(1), 116-138
Resumo(s)Este texto pode ser lido como exercício de (re)elaboração da minha teoria pessoal de formadora. Emerge de um estudo de caso desenvolvido com treze professoras numa disciplina de pós-graduação e centra-se nalgumas dimensões da relação teoria-prática na formação de professores. São apresentados três exemplos desta relação, construídos a partir da análise de textos de reflexão sobre a experiência, procurando-se evidenciar o potencial das narrativas na (re)construção do conhecimento profissional de professores e formadores. A metáfora das pontes (in)visíveis sublinha a impossibilidade da não-relação entre teoria e prática, colocando a tónica nos modos como (não) a vemos.
The text can be read as an exercise to (re)elaborate my personal theory as a teacher educator. It derives from a case study conducted with thirteen teachers in a post-graduation course and it focusses on some dimensions of the link between theory and pratice in teacher education. Three examples are built from the analysis of experience-based reflective texts so as to highlight the potential value of narratives in the (re)construction of professional knowledge. The metaphor of (in)visible bridges points out the impossibility of not linking theory and practice and emphasises the ways in which we (do not) see that link.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49432
e-ISSN1645-1384
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores.pdf
Acesso restrito!
138,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID