Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50066

TítuloConteúdos linguísticos como subsídio à formação de professores alfabetizadores: a experiência do Brasil e de Portugal
Autor(es)Godoy, Dalva Maria Alves
Viana, Fernanda Leopoldina
Palavras-chaveAlfabetização
Linguagem e educação
Formação de professores
Atualização de professores
Data2016
RevistaRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
CitaçãoGodoy, D. & Viana, F. L. (2016). Conteúdos linguísticos como subsídio à formação de professores alfabetizadores - a experiência Brasil e Portugal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(245), 82-96. DOI 10.1590/S2176-6681/378714594
Resumo(s)Objetiva identificar em dois programas de formação de professores alfabetizadores – no Brasil, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e, em Portugal, Programa Nacional do Ensino do Português (Pnep) – os conteúdos linguísticos relacionados ao ensino da leitura que fundamentaram a atualização dos professores com vistas a compreender como as descobertas científicas penetram o campo pedagógico. Por meio de análise documental, são apresentadas, de forma resumida, a estrutura e a organização dos dois programas e os respectivos conteúdos de formação. Há muita similaridade entre os dois programas com relação à organização e às estratégias metodológicas e há diferenças importantes quanto à atualidade dos conteúdos oferecidos aos professores alfabetizadores, assim como o tempo de formação aplicado a este conteúdo. A formação linguística do professor é essencial para desenvolver competência para o ensino da língua e, por conseguinte, melhorar as habilidades de ler e escrever dos alunos do ensino fundamental.
This article aims to identify the linguistic contents related to the teaching of reading in two training programs for literacy teachers: Brazil’s National Pact for Literacy at the Right Age (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic) and the National Program for Portuguese Teaching (Programa Nacional do Ensino do Português – Pnep) of Portugal. The focus is on the linguistic contents that served as foundation for the updating of teachers, in order to understand how scientific discoveries permeate the teaching field. Through documentary analysis, the structure and the organization of the two programs and their respective training contents are briefly presented. There are many similarities between the two programs, regarding the organization and the methodological strategies; but there are also differences in relation to the timeliness of the content offered to the literacy teachers, as well as to the duration of the training applied to the content. The linguistic training of teachers is essential to developing the competence for language teaching and, therefore; for the improvement of reading and writing skills of elementary school students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50066
DOI10.1590/S2176-6681/378714594
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n245/2176-6681-rbeped-97-245-00082.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Godoy & Viana RBEP, 2016.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID