Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50257

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cidália Maria Ferreirapor
dc.date.accessioned2018-02-09T10:55:08Z-
dc.date.available2018-02-09T10:55:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSilva, C. F. (2017) “Arquitectura e Território: o Ensino como Investigação”, Meeting with Science and Technology in Portugal, Centro de Congressos de Lisboa, July 3-5. URL: http://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50257-
dc.description.abstractNuma época em que as dicotomias tendem a persistir e a pressão na investigação se funda num modelo socioeconómico que a justifica, esta apresentação pretende refletir sobre o ensino como prática de investigação. Questionando-se a separação entre o ensinar e o investigar, reivindica-se a acuidade da sua interconexão na geração de conhecimento. A apresentação está estruturada em quatro partes: a) do não-saber; b) do tempo; c) da alteridade; da interconexão. Começa-se por discutir a relevância do não-saber para catalisar a invenção do conhecimento, assim o ensino não é um palco onde se expõe conhecimento, mas um laboratório de questionamento e descoberta; do tempo, reflete sobre a incerteza e a indeterminação dos processos de ensino-investigação, relembrando a sua relevância para além da pressão do tempo cronológico/quantitativo que agrilhoa a gestação do conhecimento; da alteridade, insiste na particularidade em mudança de cada ser, para a criação de conhecimento original; da interconexão reflete sobre a importância da relação entre o professor e o aluno, nomeadamente na orientação de teses, fundada em relações de confiança e generosidade plena. Como exemplo desta prática, apresenta-se o projeto em curso “On Being With-it” desenvolvido na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleArquitectura e território: o ensino como investigaçãopor
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11por
oaire.citationConferenceDate3 - 5 jul. 2017por
sdum.event.titleMeeting with Science and Technology in Portugalpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Aparece nas coleções:EAAD - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Ensino como Investigação-1.pdf32,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID