Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50257
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cidália Maria Ferreira | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T10:55:08Z | - |
dc.date.available | 2018-02-09T10:55:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Silva, C. F. (2017) “Arquitectura e Território: o Ensino como Investigação”, Meeting with Science and Technology in Portugal, Centro de Congressos de Lisboa, July 3-5. URL: http://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/50257 | - |
dc.description.abstract | Numa época em que as dicotomias tendem a persistir e a pressão na investigação se funda num modelo socioeconómico que a justifica, esta apresentação pretende refletir sobre o ensino como prática de investigação. Questionando-se a separação entre o ensinar e o investigar, reivindica-se a acuidade da sua interconexão na geração de conhecimento. A apresentação está estruturada em quatro partes: a) do não-saber; b) do tempo; c) da alteridade; da interconexão. Começa-se por discutir a relevância do não-saber para catalisar a invenção do conhecimento, assim o ensino não é um palco onde se expõe conhecimento, mas um laboratório de questionamento e descoberta; do tempo, reflete sobre a incerteza e a indeterminação dos processos de ensino-investigação, relembrando a sua relevância para além da pressão do tempo cronológico/quantitativo que agrilhoa a gestação do conhecimento; da alteridade, insiste na particularidade em mudança de cada ser, para a criação de conhecimento original; da interconexão reflete sobre a importância da relação entre o professor e o aluno, nomeadamente na orientação de teses, fundada em relações de confiança e generosidade plena. Como exemplo desta prática, apresenta-se o projeto em curso “On Being With-it” desenvolvido na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Arquitectura e território: o ensino como investigação | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.encontrociencia.pt/programa/detalhesprograma/?id_tema=11 | por |
oaire.citationConferenceDate | 3 - 5 jul. 2017 | por |
sdum.event.title | Meeting with Science and Technology in Portugal | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | EAAD - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Ensino como Investigação-1.pdf | 32,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |