Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50411

TítuloNewtonize This! - um jogo de computador para auxiliar os alunos do ensino básico e secundário no estudo da mecânica
Autor(es)Miranda, Sérgio Emanuel Navega Soeiro Botelho de
Almeida, A. M.
Palavras-chaveJogo de computador
Física
Didática
Videogame
Physics
Didactics
DataMai-2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)Apresenta-se um projeto que está a ser desenvolvido por alunos do 11.º ano de escolaridade no âmbito da disciplina de Física, e que consiste na criação de um jogo de computador que, pela aplicação das suas competências na área da programação para o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em física nos anos anteriores, permite proporcionar a estudantes mais jovens uma forma divertida e didática de aprender alguns dos conceitos com que vão ter de lidar no âmbito desta disciplina. Para progredir no jogo, concebido em forma de arcada, o utilizador tem de superar desafios que lhe são propostos, em forma de problemas de mecânica, que têm de ser resolvidos pela aplicação de conceitos e realização de cálculos elementares. A proposta deste projeto surgiu de um grupo de alunos do Clube de Física de uma escola privada de Braga no início do ano letivo 2014/2015. Estes alunos são academicamente muito capazes e são movidos por uma curiosidade e empenho incomuns, tendo alguns deles desenvolvido de forma autodidata elevadas competências de programação.
We present a project currently being developed by a group of grade 11.th physics’ students. They have been using their competencies in computer programming to create and develop a videogame through which they intend to apply and deepen their knowledge of physics and to provide an amusing and didactical tool for younger students who are beginning their studies in physics. To progress in this arcade type game the player will have to overcome several challenges by solving problems of mechanics which require the application of adequate concepts and some elementary calculations. This project was a proposal from a group of students enrolled in the physics club of a private school in Braga, Portugal, in the beginning of the 2014/2015 school year. These students are academically very strong and are driven by an uncommon curiosity and commitment, having some of them developed, by their own initiative, very high skills in computer programming
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50411
ISBN978-989-97374-3-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CDF - FMNC - Comunicações/Communications (with refereeing)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
atas_challenges_ed01062015.pdf13,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID