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dc.contributor.advisorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.contributor.authorCouto, Andreia Mirandapor
dc.date.accessioned2018-02-20T12:02:00Z-
dc.date.available2018-02-20T12:02:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50694-
dc.descriptionDissertação do mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)por
dc.description.abstractNesta dissertação é apresentado um estudo experimental que tem como objetivo avaliar o impacto de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL-5) nesta competência específica e nos Hábitos de Leitura, em alunos do 5º ano. Este programa foi operacionalizado em 11 sessões semanais durante um período letivo, às quais acrescem as de avaliação. Em cada sessão os alunos tinham um texto para o treino da leitura. As estratégias utilizadas prenderam-se com a modelagem da leitura, a leitura a pares e/ou em coro e a leitura individual em voz alta. Os instrumentos utilizados foram o TFL – Teste de Fluência da Leitura (Ribeiro, Cadime, Viana, Brandão, Chaves-Sousa & Santos, 2012), um Questionário sobre os Hábitos de Leitura e os registos dos livros requisitados na Biblioteca Escolar. A amostra foi constituída por duas turmas do 5º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do litoral norte de Portugal, com alunos de idades compreendidas entre os 10 anos e 1 mês e os 10 anos e 11 meses (no momento do pré-teste). O Grupo Experimental era composto por 18 alunos e o de Controlo por 23 alunos. Foi empregue uma metodologia quantitativa na análise dos dados, através do software IBM SPSS. Os resultados obtidos permitiram verificar que o PPFL-5 contribuiu para a melhoria do desempenho em leitura, mas os resultados não foram significativos do ponto de vista estatístico quando comparados com a evolução registada no Grupo de Controlo. Não se constatou qualquer impacto quer nos hábitos de leitura quer no número de livros requisitados. No entanto, os ganhos obtidos pelo Grupo Experimental ao nível da fluência em leitura permitiram a aproximação à velocidade de leitura preconizada pelas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (Buescu, Magalhães, Morais, & Rocha, 2015).por
dc.description.abstractIn this dissertation an experimental study is presented that aims to evaluate the impact of a Reading Fluency Promotion Program (PPFL-5) in its specific competency and in Reading Habits in 5th grade students. This program was implemented in 11 weekly sessions during a school term, to which are added the evaluations. In each session the students had a text to train the reading. The strategies used were modeling of reading, reading in pairs and/or in chorus and individual reading aloud. The instruments used were a Reading Fluency Test (Ribeiro, Cadime, Viana, Brandão, Chaves-Sousa & Santos, 2012), a Questionnaire on Reading Habits and the records of the borrowed books in the School Library. The sample consisted of two classes of the 5th grade of a School Group of the north coast of Portugal, with students aged between 10 years and 1 month and 10 years and 11 months (in the pre-test). The Experimental Group consisted by 18 students and the Control Group for 23 students. A quantitative methodology was employed in the analysis of the data through the IBM SPSS software. The obtained results allowed to verify that the PPFL-5 contributed to the improvement of the performance in reading, but the results were not statistically significant when compared with the evolution registered in the Control Group. There was no impact on reading habits and the number of books borrowed. However, the gains obtained by the Experimental Group in terms of fluency in reading allowed us to approach the reading speed recommended by the Portuguese Curricular Goals of Basic Education (Buescu, Magalhães, Morais, & Rocha, 2015).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFluência em leiturapor
dc.subjectLeitura em voz altapor
dc.subjectLeitura repetidapor
dc.subjectMotivação para a leiturapor
dc.subjectHábitos de leiturapor
dc.subjectReading fluencypor
dc.subjectReading aloudpor
dc.subjectRepeated readingpor
dc.subjectReading motivationpor
dc.subjectReading habitspor
dc.titleFluência em leitura e hábitos de leitura: impacto de um programa de intervenção no 5º ano de escolaridadepor
dc.title.alternativeReading fluence and reading habits: impact of an intervention program in the 5th gradepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201836653por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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