Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50788

TítuloEducação para a sexualidade saudável em contexto institucional
Autor(es)Anastácio, Zélia
Lopes, Graça
Editor(es)Vilaça, Teresa
Rossi, Célia
Ribeiro, Cláudia
Ribeiro, Paula
Palavras-chaveSexualidade
Adolescentes
Técnicos
Instituições de Acolhimento
DataOut-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoAnastácio, Z. & Lopes, G. (2017). Educação para a Sexualidade Saudável em Contexto Institucional. In T. Vilaça; C. Rossi; C. Ribeiro & P. Ribeiro (Eds). Investigação na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade – Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidade. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança, pp. 393-405.
Resumo(s)A institucionalização de crianças e adolescentes em Portugal reflete um problema crescente na sociedade atual. Às condições socioeconómicas desfavoráveis têm vindo a juntar-se os maus tratos, o absentismo escolar e os problemas comportamentais. As crianças e jovens chegadas a instituições de acolhimento manifestam frequentemente ausência de regras e rotinas, fraca motivação e empenho, rebeldia e comportamentos inadequados, nomeadamente comportamentos sexuais. Estes têm constituído sérios problemas para os técnicos que lidam com os jovens acolhidos, na medida em que são de grande diversidade e os profissionais não estão munidos de formação específica para lhes dar resposta. A educação para a sexualidade em meio institucional afigura-se ainda mais difícil do que em meio escolar, dadas as vivências das crianças e adolescentes acolhidos que muitas vezes comportam histórias de vida sensíveis e problemáticas neste domínio. A fim de adequar uma formação para técnicos em educação para a sexualidade, iniciou-se com um diagnóstico de necessidades destes e dos adolescentes. Assim, surgem como questões de investigação: Que conceções de sexualidade possuem os adolescentes institucionalizados? Que competências de desenvolvimento pessoal e social têm estes jovens? Que necessidades de formação manifestam os técnicos das instituições?
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50788
e-ISBN978-972-8952-47-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
0-Indice-eBook2017_InvestFormaçãoPrDocentesEdSex.pdf6,39 MBAdobe PDFVer/Abrir
ArtigoZéliaAnastacio.pdf195,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID