Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51090

Título"Fialho de Almeida e Raul Brandão: histórias de palhaços & outros laços de escrita”
Autor(es)Mateus, Isabel Cristina
Palavras-chaveRaul Brandão
Fialho de Almeida
Escrita fragmentária
Loucura
Grotesco
(Auto)biografias
Data2018
EditoraUniversidade Católica Portuguesa
CitaçãoMateus, I. C. "Fialho de Almeida e Raul Brandão: histórias de palhaços & outros laços de escrita”. In: Reynaud, Maria João e Viçoso, Vítor (orgs), Nos 150 anos do nascimento de Raul Brandão e no centenário de Húmus. Porto: UCP e UP, 2018.
Resumo(s)Este artigo pretende analisar os vários laços de afinidade entre a escrita de Fialho de Almeida e a de Raul Brandão, entre eles, e para além da amizade que une os dois escritores, uma idêntica desconfiança na razão e na lógica discursiva que levará ambos a uma escrita fragmentária de que serão pioneiros na literatura portuguesa. Há entre estes escritores profundos laços de leituras e de escrita, a paixão comum por Camilo, por Dostoievski e pelos autores nórdicos como Ibsen, Strindberg ou Knut Hamsun, uma idêntica prática do diálogo interartístico, um idêntico olhar, simultaneamente enternecido e dramático, sobre a paisagem e sobre as gentes deixadas na orla da vida e, acima de tudo, um intenso labor sobre a matéria plástica da linguagem. Laços estreitos que fazem de Fialho, como sublinhou Álvaro Manuel Machado, "o grande modelo literário oitocentista português" para o autor de Húmus, laços que determinam a migração de muitas das imagens, motivos ou mesmo personagens da escrita fialhiana para a escrita de Brandão, aí se insinuando como hipotexto fundamental e aí ganhando renovado fulgor. Entre esses laços intertextuais, procurar-se-á chamar a atenção para A Tragédia dum Homem de Génio Obscuro (incluído no segundo volume de Os Gatos, 1890) e a personagem de K. Maurício que Raul Brandão viria a criar em 1894-1895 e a re-criar ao longo do seu trajecto ficcional, em História de um Palhaço (a Vida e o Diário de K. Maurício), de 1896, e A Morte do Palhaço, título sob o qual o livro será reeditado, em 1926.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51090
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fialho de Almeida e Raul Brandao.pdf
Acesso restrito!
3,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID