Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51128

TítuloAtitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
Autor(es)Negrões, Rita Denise Rodrigues Pereira
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chavePré escolar
Necessidades educativas especiais
Atitudes
Inclusão
Preschool
Special educational needs
Attitudes
Inclusion
Data2017
Resumo(s)A finalidade deste trabalho de investigação é de conhecer e analisar as atitudes de crianças com desenvolvimento típico, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, relativamente à aceitação dos seus pares com necessidades educativas especiais (NEE), incluídos na rede pública do pré-escolar no concelho de Braga. A amostra deste estudo é de 373 crianças com idades entre os quatro e cinco anos, em cinco agrupamentos do concelho de Braga. O instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo foi a escala “Acceptance Scale for Kindergarten” – ASK-R, adaptada por Favazza e Odom, em 1996, traduzida por Sara Rodrigues e Ana Paula Pereira, Universidade do Minho, 2017. Os dados foram apresentados e analisados quantitativamente. Com este trabalho conclui-se, que: 1) as crianças evidenciaram atitudes positivas e de inclusão para com os pares com NEE; 2) a variável sexo não obteve resultados significativos em nenhuma das dimensões, nem no total da escala, permitindo afirmar que não existe interferência do género nas atitudes de aceitação perante as crianças com NEE; 3) na variável idade, existem diferenças significativas em três dimensões e no total, concluindo-se que no geral as atitudes de aceitação são mais vincadas por parte das crianças de cinco anos, ou seja, são as mais velhas que exibem maior aceitação e atitudes de inclusão pela diferença; 4) quanto à variável presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais na turma, podemos concluir que 39,4% das crianças tem presença colegas com NEE na turma, e são estas as crianças que apresentam atitudes de aceitação mais positivas relativamente aos pares com NEE; 5) a escala apresentou um Coeficiente Alpha de Cronbach aceitável de 0,70, o que permitiu evidenciar que a escala é fiável para esta amostra; 6) o total da escala apresentou uma correlação significativa e positiva com duas das dimensões (aspetos afetivos e aspetos relacionais); 7) as atitudes manifestadas pelas crianças podem ser explicadas em 15,3% pelo conjunto das três variáveis (sexo, idade e presença de NEE na sala) o que indica que, 84,7% da variação é explicada por outras variáveis que deterão influência nas atitudes das crianças, como, por exemplo, questões educativas, atitudes dos pais e educadores, e que poderão ser exploradas num estudo futuro. Com este trabalho aumentamos o conhecimento nesta temática, podendo com a sua seminação promover uma mudança de práticas inclusivas no jardim-de-infância.
The purpose of this research is to know and analyze the attitudes of children with typical development, aged between four and five years, regarding the acceptance of their peers with special educational needs (SEN), included in the public pre-school network in the scholar grouping of Braga’s county. The sample of this study is 373 children aged between four and five years, in five grouping of the Braga’s county. The data collection instrument used in this study was the Acceptance Scale for Kindergarten (ASK-R) scale, adapted by Favazza and Odom, in 1996, translated by Sara Rodrigues and Ana Paula Pereira, University of Minho, 2017. The data were presented and analyzed quantitatively. With this work, it is concluded that: 1) children showed positive attitudes and inclusion to peers with SEN; 2) the gender variable did not obtain significant results in any of the dimensions, nor in the total of the scale, allowing to affirm that there is no gender interference in the acceptance attitudes toward children with SEN; 3) in the variable age, there are significant differences in three dimensions and in the total, concluding that in general the attitudes of acceptance are more pronounced on the part of the children of five years, that is, are the older ones that exhibit greater acceptance and attitudes of inclusion by difference; 4) regarding the variable presence of students with special educational needs in the classroom, we can conclude that 39.4% of the children have colleagues with SEN in the class, and these are the children who present more positive attitudes of acceptance regarding the pairs with SEN; 5) the scale presented an acceptable Alpha Cronbach’s Coefficient of 0.70, which made it possible to show that the scale is reliable for this sample; 6) the scale total showed a significant and positive correlation with two of the dimensions (affective aspects and relational aspects); 7) the attitudes manifested by the children can be explained in 15.3% by the three variables (gender, age and presence of SEN in the classes), which indicates that 84.7% of the variation is explained by other variables that will have influence in children's attitudes, such as educational issues, attitudes of parents and educators, among others, that can be explored in a future study. With this work we increase the knowledge on this theme, with the possibility of promoting a change of inclusive practices in kindergarten.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51128
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita Denise Rodrigues Pereira Negrões.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID