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https://hdl.handle.net/1822/51131
Título: | Análise do desenvolvimento do vocabulário produzido em narrativas orais em crianças em idade pré-escolar num contexto inclusivo |
Autor(es): | Ferreira, Alexandra Marina Soares de Almeida |
Orientador(es): | Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Narrativas Orais Linguagem Vocabulário Intervenção precoce Avaliação Oral narratives Language Vocabulary Early intervention Assessment |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Os estudos nacionais e internacionais têm evidenciado que as narrativas orais, forma de
discurso caraterizado pelo relato de eventos, facilitam o conhecimento linguístico da criança
em idade pré-escolar assim como, constituem um instrumento fiável para avaliar as
competências linguísticas. A finalidade deste estudo consistiu em analisar as competências de
discurso em crianças em idade pré-escolar no desenvolvimento da linguagem relativamente
ao tipo e número de palavras produzidas nas narrativas orais em cinco classes de palavras:
verbos, nomes, adjetivos, advérbios e conjugações. A amostra é constituída por 55 crianças
com e sem Necessidades Educativas Especiais (44% do género feminino e 56% do género
masculino) com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade que frequentam
um Jardim de Infância em contexto inclusivo na região Norte de Portugal. Para esta
investigação utilizou-se o instrumento traduzido e adaptado de Baron-Cohen, Leslie e Frith
(1986), composto por nove sequências de imagens cada uma delas formada por quatro
imagens a cores correspondente a cada uma das narrativas, e distribuídas em três categorias
distintas: 1) mecânicas, 2) comportamentais, e 3) intencionais. Os resultados obtidos neste
estudo indicam que: a) existem diferenças estatisticamente significativas quanto ao número
total de palavras diferentes produzidas entre as crianças de três e cinco anos; b) verifica-se
que os verbos e as conjugações constituem as classes mais utilizadas nas três fases etárias,
nomeadamente os cinco anos produziram mais verbos e os três anos produziram mais
conjugações; c) verifica-se que os adjetivos constituem a classe de palavras menos utilizada
nas três fases etárias; d) verifica-se um crescente aumento de palavras produzidas entre a
narrativa um e a nove (os três anos produziram na narrativa um a média de 4,3 palavras e na
narrativa nove a média de 6,6 palavras; os quatro anos produziram na narrativa um a média
de 5,25 palavras e na narrativa nove a média de 6,15 palavras; os cinco anos produziram na
narrativa um a média de 5,53 palavras e na narrativa nove a média de 7,93 palavras), e e) os
resultados deste estudo ilustram que a utilização de narrativas orais em idade pré-escolar
promove o aumento do número de palavras produzidas. Torna-se extremamente relevante
implementar as parcerias pais/família para que haja um maior conhecimento e divulgação da
utilização das narrativas orais como instrumento de avaliação, intervenção e monitorização
das competências linguísticas. National and international studies have shown that the oral narratives, a form of discourse characterized by report of events, facilitates linguistic development of children in pre-school age as well as, they constitute a reliable instrument to assess linguistic competencies. The purpose of this study was to analyze the discourse competencies in pre-school children in language development in relation to the type and number of words produced on oral narratives taking into account five classes of words: verbs, names, adjectives, adverbs and conjugations. The sample consists of 55 children with and without special educational needs (44% females and 56% males) between the ages of three and five years’ old who attend an inclusive context in the Northern Portugal region. For this investigation the instrument was translated and adapted from Baron-Cohen, Leslie and Frith (1986), composed of nine sequences of images each made up of four colour images corresponding to each one of the narratives, and distributed in three distinct categories: 1) mechanics, 2) behavioural, and 3) intentional. The results obtained in this study indicate that: a) there were found statistically significant differences of the total number of different words produced by children of three and five years of age; b) verbs and conjugations are the most commonly used classes in the three groups of children, namely children with five years produced more verbs and the three years produced more conjugations; c) it has been verified that the adjectives are the class of words less used in the three groups; d) there is a growing increase of words produced between the narrative one and nine (three year olds produced the narrative with a 4,3 mean of words and narrative nine with a mean 6,6 words; the four years produced the narrative one mean 5,25 words and narrative nine with a mean of 6,15 words; the five year olds produced the narrative one the mean of 5,53 words and narrative nine mean of 7,93 words) , and e) the results of this study illustrate that the use of oral narratives in preschool children promote the increase of the number of words produced. It is extremely relevant the existence of parent/family partnerships in order to promote knowledge and dissemination of the use of oral narratives as a tool for assessment, intervention and monitorization of language skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51131 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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