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https://hdl.handle.net/1822/51134
Título: | Potencialidades e desafios da avaliação para a aprendizagem: a perspetiva de alunos de Engenharia |
Autor(es): | Santos, Patrícia Flores, Maria Assunção Flores, Paulo |
Palavras-chave: | Avaliação das aprendizagens Ensino Superior |
Data: | 17-Nov-2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Santos, P.; Flores, M. A. e Flores, P. (2017) Potencialidades e desafios da avaliação para a aprendizagem: A perspetiva de alunos de Engenharia, in Flores, M. A.; Alves, M. P., Machado, E. A. e Fernandes, S. (Orgs) Atas do I Congresso Internacional sobre Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). ISBN 978-972-8952-45-7, pp. 112-119 |
Resumo(s): | A presente comunicação insere-se no âmbito de um projeto de doutoramento em curso (SFRH/BD/94152/2013), com enfoque na Avaliação para a Aprendizagem (Assessment for Learning – AfL), e de um projeto de investigação mais amplo sobre as Potencialidades dos Métodos Alternativos de Avaliação (PTDC/MHCCED/2703/2014), ambos no contexto do Ensino Superior (ES). Os dados apresentados resultam de um estudo em Engenharia, com o desenvolvimento de estratégias de monitorização do ensino, da aprendizagem e da avaliação e a aplicação de um inquérito por questionário focalizado na abordagem AfL, ao longo de um semestre (fevereiro a junho, 2016). No total, 78 estudantes de uma universidade pública portuguesa, a frequentar o 1.º ano de um curso de Engenharia, participaram neste estudo. Pretendeu-se compreender a relação entre avaliação e aprendizagem no ES, bem como refletir sobre as potencialidades, as implicações e desafios da abordagem AfL nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, no âmbito de uma unidade curricular com práticas AfL e com metodologias de ensino e de avaliação centradas no aluno. Os resultados centram-se nas perceções dos estudantes no que diz respeito à avaliação, aos aspetos positivos e às dificuldades sentidas, às estratégias para superar as dificuldades e às dimensões facilitadoras e inibidoras da aprendizagem em ambientes AfL. Os dados apontam para um impacto positivo da abordagem AfL na aprendizagem e compreensão dos estudantes, no processo de feedback e de avaliação, assim como no esforço e organização do estudo. No entanto, os estudantes sublinham a dependência quanto à orientação docente para a realização das tarefas, a falta de questionamento no processo de aprendizagem, bem como um enfoque muito redutor em termos de estudo. Os resultados têm implicações para (re)pensar as práticas de avaliação, sobretudo a relação entre métodos de avaliação e perspetivas de ensino e de aprendizagem dos estudantes e dos docentes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51134 |
ISBN: | 978-972-8952-45-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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