Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51134

TítuloPotencialidades e desafios da avaliação para a aprendizagem: a perspetiva de alunos de Engenharia
Autor(es)Santos, Patrícia
Flores, Maria Assunção
Flores, Paulo
Palavras-chaveAvaliação das aprendizagens
Ensino Superior
Data17-Nov-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoSantos, P.; Flores, M. A. e Flores, P. (2017) Potencialidades e desafios da avaliação para a aprendizagem: A perspetiva de alunos de Engenharia, in Flores, M. A.; Alves, M. P., Machado, E. A. e Fernandes, S. (Orgs) Atas do I Congresso Internacional sobre Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). ISBN 978-972-8952-45-7, pp. 112-119
Resumo(s)A presente comunicação insere-se no âmbito de um projeto de doutoramento em curso (SFRH/BD/94152/2013), com enfoque na Avaliação para a Aprendizagem (Assessment for Learning – AfL), e de um projeto de investigação mais amplo sobre as Potencialidades dos Métodos Alternativos de Avaliação (PTDC/MHCCED/2703/2014), ambos no contexto do Ensino Superior (ES). Os dados apresentados resultam de um estudo em Engenharia, com o desenvolvimento de estratégias de monitorização do ensino, da aprendizagem e da avaliação e a aplicação de um inquérito por questionário focalizado na abordagem AfL, ao longo de um semestre (fevereiro a junho, 2016). No total, 78 estudantes de uma universidade pública portuguesa, a frequentar o 1.º ano de um curso de Engenharia, participaram neste estudo. Pretendeu-se compreender a relação entre avaliação e aprendizagem no ES, bem como refletir sobre as potencialidades, as implicações e desafios da abordagem AfL nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, no âmbito de uma unidade curricular com práticas AfL e com metodologias de ensino e de avaliação centradas no aluno. Os resultados centram-se nas perceções dos estudantes no que diz respeito à avaliação, aos aspetos positivos e às dificuldades sentidas, às estratégias para superar as dificuldades e às dimensões facilitadoras e inibidoras da aprendizagem em ambientes AfL. Os dados apontam para um impacto positivo da abordagem AfL na aprendizagem e compreensão dos estudantes, no processo de feedback e de avaliação, assim como no esforço e organização do estudo. No entanto, os estudantes sublinham a dependência quanto à orientação docente para a realização das tarefas, a falta de questionamento no processo de aprendizagem, bem como um enfoque muito redutor em termos de estudo. Os resultados têm implicações para (re)pensar as práticas de avaliação, sobretudo a relação entre métodos de avaliação e perspetivas de ensino e de aprendizagem dos estudantes e dos docentes.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51134
ISBN978-972-8952-45-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Santos, Flores e Flores.pdf553,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID