Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51182

TítuloEducação e bem-estar na terceira idade
Outro(s) título(s)Elderly people education and well-being
Educación y bienestar en la vejez
Autor(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEnvelhecimento
Envelhecimento Ativo
Educação Permanente
Aging
Active Aging
Lifelong Learning
Envejecimiento
Envejecimiento active
Aprendizaje permanente
Data2017
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
RevistaRevista Kairós Gerontologia
Resumo(s)A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo. De cariz qualitativo, este trabalho abrangeu um grupo de 24 participantes e recorreu à metodologia de investigação-ação participativa. A intervenção teve resultados positivos dado que, na avaliação final, os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, nos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens.
The intervention here described resulted from a research/intervention work developed with elderly people which purpose was to promote active aging. This qualitative work involved a group of 24 participants and resorted to participatory action-research methodology. The intervention had positive results as the final evaluation revealed: the participants highlighted the benefits of the project, in particular, the levels of physical and psychological well-being, the augment of the quality of their relationships with others and the occurrence of new apprenticeships.
La intervención aquí descrita resultó de un trabajo de investigación / intervención desarrollado con personas mayores con el propósito de promover el envejecimiento activo. Este trabajo cualitativo involucró a un grupo de 24 participantes y recurrió a la metodología participativa de investigación-acción. La intervención tuvo resultados positivos en la evaluación final: los participantes destacaron los beneficios del proyecto, en particular los niveles de bienestar físico y psicológico, el aumento de la calidad de sus relaciones con los demás y la aparición de nuevos aprendizajes.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51182
DOI10.23925/2176-901X.2017v20i1p155-170
ISSN1516-2567
e-ISSN2176-901X
Versão da editorahttps://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/32414/22426
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação e bem-estar na terceira idade.pdf372,8 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID