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TítuloO audiovisual português: um olhar alternativo
Autor(es)Nogueira, Paulo Ricardo Gomes Batista
Orientador(es)Duarte Melo, Ana Guilhermina Seixas
Palavras-chaveCinema português
Audiovisual
Financiamento
Filmes
Instituto do Cinema e Audiovisual
Portugal
Portuguese cinema
Financing
Movies
Film and Audiovisual Institute
Data2017
Resumo(s)Em Portugal estreiam anualmente dezenas de filmes, uma parte deles chegam a festivais internacionais de cinema, alguns desses chegam mesmo a ganhar prémios e são reconhecidos pela crítica como obras cinematográficas relevantes. Outros filmes chegam às salas de cinema nacionais, mas poucos são os que conseguem ter retorno financeiro em bilheteira. Existem ainda aqueles filmes que vão a festivais de cinema estrangeiros, mas não são galardoados e também não passam na maioria das salas de cinema nacionais e, por isso, são filmes desconhecidos da maior parte do público português. Apesar das diferenças, o que todos estes filmes têm em comum é o facto de serem portugueses e, a maior parte dos filmes portugueses, para não dizer a totalidade, são apoiados financeiramente pelo Instituto de Cinema e Audiovisual, mais conhecido como ICA, que anualmente dispõe de ajuda financeira para a produção e divulgação do cinema nacional. Por diversas vezes no passado, os produtores de cinema e audiovisual nacionais se opuseram fortemente a cortes financeiros ditados pelo Estado Português e pelo Ministério da Cultura no orçamento anual do ICA, argumentando que não é possível/rentável fazer cinema em Portugal sem estes apoios. Este relatório explora essa ideia, tentando perceber se é ou não possível produzir cinema em Portugal sem os apoios financeiros disponibilizados pelo ICA, ao mesmo tempo que reflete sobre possíveis alternativas e sobre as possíveis razões para a dependência do cinema e audiovisual português das bolsas do Instituto de Cinema e Audiovisual.
In Portugal, dozens of films are released annually, some of them reaching international film festivals, part of them even winning prizes and being recognized by critics as relevant cinematographic works. Other films reach national movie theaters, but only a few who can make a financial return at the box office. There are still those films that go to international film festivals, but are not awarded and do not display in most of national movie theaters, and so are films unknown to most of the Portuguese public. Despite the differences, what all these films have in common is that they are Portuguese, and most of the Portuguese films not to say the totality, are financially supported by the Film and Audiovisual Institute, better known as ICA, which annually financial supports the production and dissemination of national cinema. Several times in the past, national film and audiovisual producers have strongly opposed financial cuts dictated by the Portuguese State and the Ministry of Culture in the ICA's annual budget, arguing that it is not possible / profitable to make films in Portugal without such support. This report explores this idea, having to understand whether is possible to produce cinema in Portugal without the financial support provided by ICA, pointing out reasons for that financial dependence and also reflecting on possible alternatives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51248
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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