Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51308

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorNeto, Diana Elisabete Oliveirapor
dc.date.accessioned2018-03-01T10:58:58Z-
dc.date.available2018-03-01T10:58:58Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationSilva, Carlos & Neto, Diana (2016). A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. Anais do VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA 2016) “Narrativas (Auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos” (17 a 20 de Julho). Eixo 2 - Espaços Formativos, Memórias e Narrativas. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil: Universidade de Universidade Federal de Mato Grosso. (policopiado, pp. 12). ISSN 2178-0676. Disponível online em < https://goo.gl/N19Bpp >por
dc.identifier.issn2178-0676-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51308-
dc.description.abstractPromove-se o desenvolvimento e avaliação do currículo da educação básica, numa lógica curricular integrada que respeita as diferenças culturais, sociais, cognitivas e económicas dos alunos. Considera-se o contexto local e a sua cultura como elementos integrantes do currículo nacional, através de processos de ensino e de aprendizagem dinâmicos e contínuos em função das características, necessidades, interesses e potencialidades dos alunos. A presente investigação teve como objeto de estudo o desenvolvimento curricular através da cultura local, recorrendo ao constructo de Projeto Curricular Integrado, seguindo uma metodologia de investigação-ação-reflexiva colaborativa. São propósitos da investigação analisar a importância que a cultura local desempenha no desenvolvimento curricular e em que medida se conciliada com os conteúdos curriculares, focalizou-se na descoberta e no conhecimento profundo da cultura local. O Projeto Curricular Integrado encara o currículo sobre a perspetiva de projeto que permite aos alunos uma responsabilidade, participação, interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem. Os alunos constroem o seu próprio conhecimento, assumindo um papel central na aprendizagem e o profissional de educação assume a função de mediador e promotor de oportunidades. A investigação analisa dois projetos de intervenção pedagógica em que o currículo se desenvolve sobre a perspetiva de Projeto Curricular Integrado, tendo como Núcleo Globalizador a cultura local. Estes foram desenvolvidos no âmbito do practicum do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, com um grupo de 15 crianças de cinco anos e outro grupo com 15 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo. Os resultados demonstram o desenvolvimento de competências (saber, saber-fazer, saber-ser e estar, saber-conviver), a aprendizagem de aspetos da cultura local, o envolvimento das famílias e da comunidade educativa em geral.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherBIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográficapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectCurrículo da Educação Básicapor
dc.subjectDesenvolvimento curricularpor
dc.subjectProjeto Curricular Integradopor
dc.subjectCultural localpor
dc.titleA valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integradopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationConferencePlaceCuiabá, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAnais do VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA 2016) “Narrativas (Auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos”por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID