Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51308
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.contributor.author | Neto, Diana Elisabete Oliveira | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T10:58:58Z | - |
dc.date.available | 2018-03-01T10:58:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Carlos & Neto, Diana (2016). A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. Anais do VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA 2016) “Narrativas (Auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos” (17 a 20 de Julho). Eixo 2 - Espaços Formativos, Memórias e Narrativas. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil: Universidade de Universidade Federal de Mato Grosso. (policopiado, pp. 12). ISSN 2178-0676. Disponível online em < https://goo.gl/N19Bpp > | por |
dc.identifier.issn | 2178-0676 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51308 | - |
dc.description.abstract | Promove-se o desenvolvimento e avaliação do currículo da educação básica, numa lógica curricular integrada que respeita as diferenças culturais, sociais, cognitivas e económicas dos alunos. Considera-se o contexto local e a sua cultura como elementos integrantes do currículo nacional, através de processos de ensino e de aprendizagem dinâmicos e contínuos em função das características, necessidades, interesses e potencialidades dos alunos. A presente investigação teve como objeto de estudo o desenvolvimento curricular através da cultura local, recorrendo ao constructo de Projeto Curricular Integrado, seguindo uma metodologia de investigação-ação-reflexiva colaborativa. São propósitos da investigação analisar a importância que a cultura local desempenha no desenvolvimento curricular e em que medida se conciliada com os conteúdos curriculares, focalizou-se na descoberta e no conhecimento profundo da cultura local. O Projeto Curricular Integrado encara o currículo sobre a perspetiva de projeto que permite aos alunos uma responsabilidade, participação, interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem. Os alunos constroem o seu próprio conhecimento, assumindo um papel central na aprendizagem e o profissional de educação assume a função de mediador e promotor de oportunidades. A investigação analisa dois projetos de intervenção pedagógica em que o currículo se desenvolve sobre a perspetiva de Projeto Curricular Integrado, tendo como Núcleo Globalizador a cultura local. Estes foram desenvolvidos no âmbito do practicum do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, com um grupo de 15 crianças de cinco anos e outro grupo com 15 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo. Os resultados demonstram o desenvolvimento de competências (saber, saber-fazer, saber-ser e estar, saber-conviver), a aprendizagem de aspetos da cultura local, o envolvimento das famílias e da comunidade educativa em geral. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Currículo da Educação Básica | por |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | por |
dc.subject | Projeto Curricular Integrado | por |
dc.subject | Cultural local | por |
dc.title | A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 12 | por |
oaire.citationConferencePlace | Cuiabá, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Anais do VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA 2016) “Narrativas (Auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos” | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A valorizacao da cultura local como contexto para o desenvolvimento do curriculo na educacao basica (Silva & Diana, 2016).pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons