Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51948
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balinha, Filipa | por |
dc.contributor.author | Mamede, Ema | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-09T13:59:01Z | - |
dc.date.available | 2018-03-09T13:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51948 | - |
dc.description.abstract | Este artigo procura perceber que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar. Para tal, tenta dar-se resposta a duas questões: 1) Que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar? 2) Que vocabulário específico da geometria aprendem estas crianças? Foi realizada uma intervenção com um grupo de 20 crianças, dos 3 aos 4 anos, a frequentar a educação pré-escolar. A intervenção integrou 8 sessões de, aproximadamente, 60 minutos, dedicadas à exploração das figuras geométricas, respetivas características e nominalização. A este nível, a avaliação do projeto permitiu destacar como principais resultados a melhoria das capacidades das crianças, recorrendo a tarefas e materiais específicos. Além disso, que as crianças deste grupo conseguiam identificar propriedades das figuras geométricas, aprender vocabulário geométrico e podiam incluir-se desde o nível I ao nível II proposto por Van Hiele, no entanto, algumas pareciam ainda não ter atingido o nível I. Assim, o sentido espacial parece poder ser promovido com tarefas específicas sobre as noções espaciais e figuras geométricas, desde que o trabalho das mesmas seja bem planificado, desafiante para as crianças e se utilizem os materiais adequados. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Sentido espacial | por |
dc.subject | Figuras geométricas | por |
dc.subject | Geoplano | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.title | O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/Index | por |
oaire.citationStartPage | 17 | por |
oaire.citationEndPage | 36 | por |
oaire.citationVolume | 6 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Jornal das Primeiras Matemáticas | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Balinha & Mamede JPM_AEME&LUDUS.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |