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https://hdl.handle.net/1822/52189
Título: | A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução – resultados preliminares de um estudo exploratório |
Autor(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Alonso, Maria Luísa Garcia |
Palavras-chave: | Construção do conhecimento profissional Formação inicial de professores Período de indução profissional Estudo exploratório |
Data: | Fev-2007 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Citação: | Silva, Carlos & Alonso, Luisa (2007). A Construção do Conhecimento Profissional na Formação Inicial e no Período de Indução – Resultados Preliminares de um Estudo Exploratório. In “Complexidade: um Novo Paradigma para Investigar e Intervir em Educação?”. XV Colóquio AFIRSE Secção Portuguesa, Universidade de Lisboa/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. 15 a 17 de Fevereiro de 2007, (pp. 18). (ISBN: 978-972-8036-96-6). Disponível online em < https://goo.gl/Tuk257 > |
Resumo(s): | Considerando a crescente importância de um modelo de currículo centrado no desenvolvimento de uma prática profissional reflexiva e em perspectivas teóricas construtivistas na construção do conhecimento profissional e na formação de professores, o propósito deste estudo passa pela investigação do impacto do modelo de formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, implementado no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho, nas percepções dos professores principiantes relativas à construção do conhecimento profissional durante a formação inicial de professores e o período de indução profissional. O estudo tenta entender como os professores principiantes avaliam a implementação do currículo de formação e o período de indução (como orientadores e reguladores do processo de construção do seu conhecimento profissional), e como constroem o seu próprio projecto profissional. O estudo longitudinal envolve três coortes (estudantes formados entre 2002 e 2004) de onde foram seleccionados três grupos de cinco estudantes. Entrevistas de grupo semi-estruturadas, reflexões individuais escritas como síntese do conteúdo das entrevistas, e reflexões escritas como resultado da interacção num blog especialmente concebido para o efeito, são os instrumentos de recolha de dados a serem usados. Neste texto, para além da apresentação do desenho do estudo, queremos dedicarmos ao tratamento e análise de conteúdo, ainda que numa fase exploratória, das interacções que resultaram do blog, como estratégia de acompanhamento da investigação e prolongamento das reflexões suscitadas nas entrevistas de grupo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52189 |
ISBN: | 978-972-8036-96-6 |
Versão da editora: | https://goo.gl/Tuk257 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A-CONSTRUCAO-DO-CONHECIMENTO-PROFISSIONAL-NA-FORMACAO (Silva & Alonso, 2007).pdf | 338,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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