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dc.contributor.advisorPinto, Manuelpor
dc.contributor.authorPeixoto, João Pedro Gonçalves Mendespor
dc.date.accessioned2018-03-15T09:46:47Z-
dc.date.available2018-03-15T09:46:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52435-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)por
dc.description.abstractLágrimas atrás de lágrimas. Gritos e choro até dizer chega. Atualizações em funerais e polémicas dia sim, dia sim. Qualquer cidadão português minimamente atento ao panorama informativo do nosso país pode-rá identificar estas características sensacionalistas que enumerei como sendo aquilo que provavelmente melhor define a CMTV, canal que apareceu como a extensão televisiva do jornal Correio da Manhã. Mas as audiências não mentem e esse canal tem dominado a televisão por cabo, conseguindo melhores resultados que outros canais do género como RTP3, TVI 24, SIC Notícias ou Porto Canal. Concluí-mos que as pessoas algumas pessoas criticam, algumas pessoas reclamam, mas, por cada voz crítica, pare-ce haver uma de apoio, alguém que defende o produto que a CMTV oferece. Num mundo onde já é normal nunca se agradar a gregos e a troianos, a CMTV (e até o próprio Cor-reio da Manhã) surge como um expoente máximo da contrariedade. Mas porque é que isso acontece? O que faz a CMTV ser apelidada de “patinho feio” do jornalismo português e, ainda assim, um fenómeno de popula-ridade? É esse o objetivo deste relatório, tentar perceber o que é este fenómeno, se veio para ficar e se já está a deixar a sua marca na identidade informativa de Portugal.por
dc.description.abstractTears after tears. People screaming and crying until you have to say enough. Updates at funerals and controversial situations every other day. Any portuguese citizen minimally aware of the information landscape of our country can identify these sensationalist characteristics I listed as, probably, what best defines the CMTV channel, the television extension of the newspaper Correio da Manhã. But audiences don’t lie and this channel has dominated cable television, achieving better results than other channels as RTP3, TVI 24, SIC Notícias or Porto Canal. We conclude that some people criticize, some people complain but, for every critical voice, seems to be a supporter somewhere, someone who defends the product that CMTV offers. In a world where it’s impossible to please greeks and trojans, CMTV (and even Correio da Manhã) ap-pears as a maximum exponent of predicament. But why does this happen? What is that makes CMTV be dubbed the "ugly duckling" of portuguese journalism and, at the same time, a popularity phenomenon? That is the purpose of this report, try to understand what this phenomenon is, if it’s here to stay and if is already leaving it’s mark on the information's identity of Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectSensacionalismopor
dc.subjectCorreio da Manhãpor
dc.subjectCMTVpor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectSensationalismpor
dc.titleEfeito Correio da Manhã: mudança em curso no jornalismo português?por
dc.title.alternativeThe CM effect: ongoing changes in portuguese journalism?por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201851253por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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