Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52447
Título: | O trabalho dos professores em tempos de crise: mudanças e efeitos |
Outro(s) título(s): | The work of teachers in times of crisis: changes and effects |
Autor(es): | Pinheiro, Cláudia Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Trabalho e condição docentes Motivação Relacionamento profissional Work and teaching conditions Motivation Professional relationships |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) |
Revista: | Revista Triângulo |
Citação: | Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2014) O trabalho dos professores em tempos de crise: Mudanças e efeitos, Revista Triângulo, 7(2), Jul/Dez, pp.5-29, (efetivamente publicado em 2015) |
Resumo(s): | Este artigo insere-se no âmbito de um projeto mais amplo intitulado Teachers Exercising Leadership (TEL)
financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (PTDC/CPE-CED/112164/2009). Este projeto
surge num contexto especialmente desafiante, marcado por uma crise económica e financeira com
repercussões na vida dos professores, afectando o seu quotidiano profissional. Neste contexto, definiram-se
como principais objetivos: analisar a liderança e o profissionalismo com base nas percepções e experiências
de professores portugueses. Os resultados apresentados neste texto circunscrevem-se à fase II do projeto
TEL, cujos dados foram recolhidos através de grupos focais com professores do 2.º e 3.º ciclos do Ensino
Básico e do Ensino Secundário. Participaram 68 professores oriundos de onze escolas/agrupamentos de
Portugal Continental, de contextos educativos que apresentam características distintas, o que nos permitiu
colher uma pluralidade de vozes tendo em conta as vivências e experiências de cada um dos professores
envolvidos no estudo. Para a realização do nosso estudo optámos por uma abordagem mista (questionário,
entrevistas semiestruturadas e grupos focais).Posteriormente, procedemos à análise dos grupos focais
privilegiando uma abordagem temática de cariz indutivo, procurando os principais eixos de leitura dos
dados.Os resultados obtidos a partir dos testemunhos dos professores apontam para uma visão negativa em
relação às recentes alterações legislativas e à desvalorização do professor com especial destaque para o papel
dos meios de comunicação. Embora se reconheçam enquanto profissionais comprometidos com os seus
alunos e a sua aprendizagem, as alterações ocorridas no trabalho das escolas e dos professores, nos últimos
anos, têm-se repercutido negativamente ao nível da condição docente, da motivação e dos modos de
relacionamento entre os professores. This study is part of a larger project entitled Teachers Exercising Leadership (TEL) financed by the Foundation for Science and Technology (PTDC/CPE CED/112164/2009), aimed at investigating teacher leadership and professionalism from the perceptions and experiences of Portuguese teachers. This project was carried out in a challenging context, marked by an economicand financial crisis with effects on teachers’ professional lives. Thus, the main objective of the project was to analyze teacher leadership and professionalism based on the experiences and perceptions of Portuguese teachers. This work relates to the phase II of a wider project. Data were collected through focus groups with teachers teaching at 2nd and 3rd cycles of elementary and secondary education. In total, 68 teachers participated in the study from eleven schools in mainland Portugal, from educational contexts that have different characteristics, which allowed us to collect a plurality of voices taking into account the experiences of each of the teachers involved. A mixed method approach was selected including questionnaires, semi-structuredinterviews and focusgroups. Content analysis was then carried out following aninductiveapproach. The results from teachers’ accounts point to a negative view about the recent legislative changes and the lack of valorization of teachers, particularly due to the role of the media. Although they recognize themselves as professionals committed to their students and their learning, the changes in the work of schools and teachers, in the last few years, have impacted negatively at the level of teaching conditions, motivation and modes of relationship amongst teachers. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52447 |
ISSN: | 2175-1609 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pinheiro e Flores.pdf | 342,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |