Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5246
Título: | A reclusão segundo o género: os estudos prisionais, a reclusão de mulheres e a variação dos contextos da identidade |
Autor(es): | Cunha, Manuela Ivone P. da |
Palavras-chave: | Prisão Reclusão Género Sub-culturas prisionais Domesticidade Maternidade Regimes penitenciários |
Data: | 2007 |
Editora: | Publicações Humanas |
Citação: | Cunha, Manuela P. da 2007: "A reclusão segundo o género: Os estudos prisionais, a reclusão de mulheres e a variação dos contextos da identidade", in AAVV, Educar o Outro: As Questões de Género, dos Direitos Humanos e da Educação nas Prisões Portuguesas, Coimbra, Publicações Humanas: pp. 80-89. |
Resumo(s): | A omissão ou menção do género de que se acompanha habitualmente a referência às prisões, consoante se trate do caso masculino ou feminino, está longe de ser uma simples questão de números ou de peso demográfico relativo. Essa dualidade de formulações assinala a própria assimetria que tem marcado o debate teórico sobre a reclusão, debate esse que por sua vez não é inteiramente imune às velhas questões de dominação simbólica. Um olhar histórico sobre os estudos prisionais mostra-nos que a reclusão masculina sempre estabeleceu os termos de tal debate de maneira universalística, alheia ao género, enquanto a investigação sobre o seu equivalente feminino se desenrolava ao invés na base mesma do critério de género, mas permanecendo confinada a ele. Procurar-se-á examinar aqui até que ponto e em que medida a produção global do conhecimento sobre a reclusão, bem como os paradigmas que o dominaram, é marcada pelo género dos reclusos em questão. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/5246 |
ISBN: | 978-989-8098-18-4 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | NEA - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReclusaoSegundoGénero.pdf | Documento principal | 399,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |