Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52465
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Domingos | por |
dc.contributor.author | Palhares, Pedro | por |
dc.contributor.author | Costa, Cecília | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T11:54:30Z | - |
dc.date.available | 2018-03-15T11:54:30Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Dias, D., Palhares, P., & Costa, C. (2015). Os saberes matemáticos em armadilhas dos caçadores Nyanekankhumbi do sul de Angola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8 (2), 326-340 | por |
dc.identifier.issn | 2011-5474 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52465 | - |
dc.description.abstract | Os conhecimentos matemáticos não são exclusivos da escola. Por exemplo, o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi é um dos grupos linguísticos do sul de Angola, com saberes e saberes fazer etnomatemáticos ricos e inéditos. Neste estudo pretendemos contribuir no campo da pesquisa em etnomatemática, para a valorização e divulgação de conhecimentos matemáticos „escondidos‟ na cultura dos Nyaneka-nkhumbi, em particular, identificar esses conhecimentos matemáticos nas armadilhas deste grupo étnico. Falar de armadilhas é falar do conjunto de instrumentos usados frequentemente pelos caçadores para apanharem presas como pássaros e/ou animais diversos. Baseamo-nos em estudos desenvolvidos por vários autores da linha de pesquisa de Gerdes, D'Ambrósio, Palhares e tantos outros que são apologistas do estudo etnomatemático. As técnicas utilizadas na recolha dos dados foram: observação, entrevistas informais aos praticantes e ex-praticantes de caça, registo fotográfico e notas de campo. | por |
dc.description.abstract | Math knowledge and skills are not found exclusively in schools. The Nyaneka-nkhumbi ethnic group is one of the linguistic groups in southern Angola, with rich and unknown ethnomatematics knowledge and know-how. With this study we intend to contribute to the research in ethnomathematics and to the development and dissemination of mathematics knowledge 'hidden' in the culture of Nyaneka-nkhumbi; in particular, we will identify this knowledge in the traps made by this ethnic group. In this context traps are the artifacts often used by hunters to catch prey such as birds and / or various small animals. This paper is based on studies by various authors such as Gerdes, D'Ambrosio, Palhares and many others who are apologists of ethnomathematical studies. The procedures used to collect the data were: direct observation, informal interviews with hunters and former hunters, photographic records and field notes. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de Nariño. Departamento de Matemáticas y Estadística | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Grupo étnico Nyaneka-nkhumbi | por |
dc.subject | Práticas matemáticas informais | por |
dc.subject | Ethnomatematics | por |
dc.subject | Nyaneka-nkhumbi ethnic group | por |
dc.subject | Informal mathematical practices | por |
dc.title | Os saberes matemáticos em armadilhas dos caçadores Nyaneka-nkhumbi do sul de Angola | por |
dc.title.alternative | The mathematical in traps made by Nyaneka-nkhumbi hunters of Southern Angola | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/214/295 | por |
oaire.citationStartPage | 326 | por |
oaire.citationEndPage | 340 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationVolume | 8 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista Latinoamericana de Etnomatemática | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
214-1550-1-PB.pdf | 525,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons