Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52507

TítuloO ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso
Outro(s) título(s)The teaching of fractions in primary school - a case study
Autor(es)Cardoso, Paula
Mamede, Ema
Palavras-chaveEnsino de frações
Conhecimento do professor
Interpretações de fração
Teaching of fractions
Teacher’s knowledge
Interpretations of fractions
Data2017
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Resumo(s)Este artigo descreve parte de um estudo sobre as práticas de ensino de frações no 1.º ciclo. Procura resposta às questões: 1) Como é que os professores exploram e articulam os significados quociente, parte-todo, medida e operador para ensinar frações? 2) Que dificuldades manifestam os professores no desenvolvimento das suas aulas sobre frações? Realizou-se um programa de trabalho colaborativo com 4 professores e observaram-se aulas, apresentando-se aqui um dos casos. Os resultados sugerem dificuldade dos professores no ensino de frações nomeadamente na seleção e exploração de tarefas, mas também na abordagem às diferentes interpretações de fração.
This article describes part of a study about the teaching of fractions in primary school levels. It seeks answers to the questions: 1) How do teachers explore and articulate the interpretations quotient, part-whole, measure and operator to teach fractions? 2) What difficulties do teachers have in the development of their classes on fractions? Classes were observed and a collaborative work program was developed, involving four teachers — one of these cases is presented in here. Results point to some teaching fragilities, namely concerning the selection and approaching of the tasks, as well as the approach to the different interpretations of fractions.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52507
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2968
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/archive
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cardoso & Mamede REIPE 2017.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID