Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52835

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Albertopor
dc.contributor.authorAmorim, Catarina Fariapor
dc.date.accessioned2018-03-19T15:36:35Z-
dc.date.available2018-03-19T15:36:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52835-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)por
dc.description.abstractEste relatório de estágio tem por vista abordar alguns pontos que foram alvo de especial relevo ao longo do estágio curricular. Servirá também como reflexão sobre o mesmo que teve a duração de três meses, na empresa de marketing DEZVEZESDEZ. Esses pontos prendem-se com o Vídeo Promocional da “XI Edição da Feira do Fumeiro em Vieira do Minho”, realizado pela empresa onde ocorreu o meu estágio. O vídeo promocional contou com alguns residentes de Vieira do Minho e teve o seu cariz de comédia, já que aliou as novas tecnologias às pessoas com mais idade. Consequentemente, as visualizações começaram a aumentar, beneficiando também pela estratégia de comunicação que, entretanto, fora criada baseada na criação de um perfil de Facebook fictício para a personagem principal do vídeo, uma idosa. A adesão ao evento superou as expetativas. O sucesso teve como ponto alto a exibição do vídeo no programa A Praça da RTP1, contando com a presença de duas das atrizes. Este evento inspirou a problemática de análise do presente relatório e que está relacionada com a estratégia de comunicação, com a relação com o público - neste caso, representantes seniores -, e a evolução das visualizações. A estratégia delineada passou pela criação de um perfil fictício no Facebook da protagonista, e que redundou num grande sucesso do vídeo. Parece-nos inevitável a análise de conceitos como a convergência de meios, a cultura da participação, o efeito de viralidade e ainda o de transmédia, por razões a que nos dedicaremos no presente estudo. Ao longo deste relatório serão também abordados temas concorrentes como a construção de personagens, de guiões, tipologia de vídeos promocionais fortes, e ainda, a participação do idoso no mundo publicitário.por
dc.description.abstractThis internship report is intended to approach some points that were important during the curriculum internship. It will also serve as a reflection on the same which lasted for three months, in the marketing company DEZVEZESDEZ. Those points are related to the Promotional Video of the “XI Edition of the Feira do Fumeiro in Vieira do Minho”, carried by the company where my internship took place. The promotional video had some residents of Vieira do Minho and had its funny aspect, as it joined the new technologies to the elderly people. As a result, the views began to increase, also benefiting by the communication strategy which, meanwhile, had been created based on the creation of a fictitious Facebook profile for the main character of the video, an elderly woman. The adhesion to the event exceeded expectations. The success had as a high point the exhibition of the video in the program A Praça of RTP1, counting on the presence of two of the actresses. This event has inspired the analysis of this report and is related to the communication strategy, the relationship with the public - in this case, senior representatives - and the evolution of the views. The strategy outlined was the creation of a fictitious profile on Facebook of the protagonist, which resulted in a great success of the video. It seems inevitable to analyze concepts such as the media convergence, the culture of participation, the effect of virality and even the effect of transmedia, for reasons that we will dedicate in the present study. Throughout this report we will also discuss competing themes such as character building, scripts, strong promotional video typology, and the participation of the elderly in the advertising world.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVídeo promocionalpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectIdosospor
dc.subjectPúblicopor
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopor
dc.subjectAdesãopor
dc.subjectEventopor
dc.subjectSucessopor
dc.subjectViralpor
dc.subjectTransmédiapor
dc.subjectCultura de convergênciapor
dc.subjectCultura da participaçãopor
dc.subjectPromotional videopor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectElderly peoplepor
dc.subjectPublicpor
dc.subjectCommunication strategypor
dc.subjectAdherencepor
dc.subjectEventpor
dc.subjectSuccesspor
dc.subjectCulture of convergencepor
dc.subjectCulture of participationpor
dc.titleA participação sénior no produto audiovisual: contributos para uma estratégia de comunicaçãopor
dc.title.alternativeSenior participation in the audiovisual product: contributions to a communication strategypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201879921por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Faria Amorim.pdf5,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID