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TítuloInvestigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula
Outro(s) título(s)Research about social, curricular and geographical transversality of a teaching and learning history model based on ojbects as primary sources and classroom museums
Autor(es)Solé, Glória
Llonch, Nayra Molina
Palavras-chaveEducação Histórica
Modelo
Ensino através dos objetos
Museu de sala de aula
Transversalidade
History Education
Model
Teaching through objects
Classroom museum transversality
DataDez-2016
EditoraUniversidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em História Social
RevistaAntíteses
CitaçãoSolé, G. & Lloch, N. (2016). Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da História através de fontes objetuais e criação de museus de aula. Revista Antítese, 9 (18): 87-117.
Resumo(s)O artigo parte da problemática da percepção e compreensão histórica, indispensável para construir uma cidadania crítica, dos cidadãos do futuro (o aluno da educação primária), assim como dos futuros professores que vão ensinar os alunos no futuro (estudantes de licenciatura de educação primária). Apresenta-se dois modelos de ensino-aprendizagem de história implementados nos dois estudos de caso adaptados a idades e contextos geográficos distintos (caso 1: estudantes de magistério de uma universidade espanhola e no caso 2 alunos de educação primária portugueses). Apresenta-se os resultados dos modelos em ambos os contextos e destaca-se a transversalidade social, disciplinar e geográfica do modelo de ensino-aprendizagem proposto.
The article’s starting point is the problem of perception and understanding of history –which is essential to create a critical citizenship- by future citizens (primary school students) as well as future educators (teachers training university students). The article proposes two models of teaching and learning history and its development in two case studies adapted to different ages and geographical contexts (case 1: teachers training degree students of a Spanish university and case 2: Portuguese primary education pupils). Results of the development of the teaching and learning model in both contexts are presented at the same time that the social, curricular and geographical transversality of the model proposed is exposed.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52987
DOI10.5433/1984-3356.2016v9n18p87
ISSN1984-3356
e-ISSN1984-3356
Versão da editorahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27513
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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