Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52987
Título: | Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula |
Outro(s) título(s): | Research about social, curricular and geographical transversality of a teaching and learning history model based on ojbects as primary sources and classroom museums |
Autor(es): | Solé, Glória Llonch, Nayra Molina |
Palavras-chave: | Educação Histórica Modelo Ensino através dos objetos Museu de sala de aula Transversalidade History Education Model Teaching through objects Classroom museum transversality |
Data: | Dez-2016 |
Editora: | Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em História Social |
Revista: | Antíteses |
Citação: | Solé, G. & Lloch, N. (2016). Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da História através de fontes objetuais e criação de museus de aula. Revista Antítese, 9 (18): 87-117. |
Resumo(s): | O artigo parte da problemática da percepção e compreensão histórica, indispensável para construir uma cidadania crítica, dos cidadãos do futuro (o aluno da educação primária), assim como dos futuros professores que vão ensinar os alunos no futuro (estudantes de licenciatura de educação primária). Apresenta-se dois modelos de ensino-aprendizagem de história implementados nos dois estudos de caso adaptados a idades e contextos geográficos distintos (caso 1: estudantes de magistério de uma universidade espanhola e no caso 2 alunos de educação primária portugueses). Apresenta-se os resultados dos modelos em ambos os contextos e destaca-se a transversalidade social, disciplinar e geográfica do modelo de ensino-aprendizagem proposto. The article’s starting point is the problem of perception and understanding of history –which is essential to create a critical citizenship- by future citizens (primary school students) as well as future educators (teachers training university students). The article proposes two models of teaching and learning history and its development in two case studies adapted to different ages and geographical contexts (case 1: teachers training degree students of a Spanish university and case 2: Portuguese primary education pupils). Results of the development of the teaching and learning model in both contexts are presented at the same time that the social, curricular and geographical transversality of the model proposed is exposed. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52987 |
DOI: | 10.5433/1984-3356.2016v9n18p87 |
ISSN: | 1984-3356 |
e-ISSN: | 1984-3356 |
Versão da editora: | http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27513 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Solé, G. & Llonch, N. Revista Antíteses 2016.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons