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dc.contributor.authorDuarte, Isabel Margaridapor
dc.contributor.authorMarques, Aldinapor
dc.contributor.authorPinto, Alexandrapor
dc.date.accessioned2018-03-23T10:55:12Z-
dc.date.available2018-03-23T10:55:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationDuarte, I. M., Marques, M. A. & Pinto, A. (2017). O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 6, 97-116por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53295-
dc.description.abstractAdvertising discourse is both a reflection of the context in which it is produced and an agent of change upon it. In the present study, we analysed the advertisements in the magazine Mundo Gráfico with the purpose of identifying some aspects of the Portuguese iden¬tity of the regime Estado Novo, namely the national identity and the individual identity, of the Portuguese man and woman of that time. Simultaneously, it was our purpose to identify the discursive strategies involved in the construction of these identities, in particular strategies of an enunciative-pragmatic nature, such as the identification of the enunciative voices in dia¬logue in the advertisements. Still, we looked at ads as textual manifestations of a genre, briefly identifying some of their characteristics.por
dc.description.abstractO discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas característicaspor
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Linguística (CLUP). Faculdade de Letras. Universidade do Portopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAdvertising discoursepor
dc.subjectPrint adspor
dc.subjectIdentity constructionpor
dc.subjectEstado Novo magazinespor
dc.subjectEnunciative-pragmatic strategiespor
dc.subjectText genrepor
dc.subjectDiscurso publicitáriopor
dc.subjectAnúncios impressospor
dc.subjectConstrução da identidadepor
dc.subjectRevistas do Estado Novopor
dc.subjectEstratégias enunciativo- pragmáticaspor
dc.subjectGénero de textopor
dc.titleO discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráficopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202por
oaire.citationStartPage97por
oaire.citationEndPage117por
oaire.citationIssuenão tempor
oaire.citationVolume6por
dc.identifier.eissn2183-3958por
dc.identifier.doi10.21747/21833958/red6a4por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalREDIS: Revista de Estudos do Discursopor
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