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https://hdl.handle.net/1822/53440
Título: | Socialização financeira em adultos emergentes: o papel dos pais, da satisfação com a vida e da regulação emocional |
Outro(s) título(s): | Financial socialization of emerging adults: the roles of parents, satisfaction with life and emocional regulation |
Autor(es): | Martins, Carolina Teixeira Vicente Canas |
Orientador(es): | Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Adultos emergentes Socialização financeira Satisfação com a vida Regulação emocional Emerging adults Financial socialization Satisfaction with life Emotional regulation |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O primeiro ano de Universidade pode ser caracterizado como albergando diversas mudanças na vida dos adultos emergentes, adjacentes a novas experiências e desafios onde aprendem a aplicar as estratégias de regulação emocional desenvolvidas durante a adolescência. Uma das maiores dificuldades nesta fase passa por sair de casa dos pais e fazer uma gestão financeira autónoma, sendo que esta mudança requer adaptação e pode levar ao desenvolvimento de comportamentos financeiros de risco que comprometem o bem-estar. Dado que os pais são os principais agentes de socialização, considerou-se importante ter em conta a sua perspetiva e influência na vida dos filhos.
Esta investigação enquadra-se num estudo mais alargado, que decorre em diversos países europeus, e é responsável pela recolha de dados em Portugal. Pretende-se estudar o impacto de variáveis da socialização financeira, como o controlo comportamental percebido, relação financeira com os pais e satisfação financeira, na satisfação com a vida dos adultos emergentes, e pretende-se ainda estudar o impacto das estratégias de regulação emocional na satisfação financeira dos adultos emergentes. Participaram neste estudo 46 estudantes universitários no primeiro ano de um curso de psicologia (91,3% do sexo feminino) e um dos seus pais, num total de 29 (79,3% do sexo feminino). Foi possível criar 29 díades pai-filho, de modo a estudar o impacto das variáveis dos pais na satisfação com a vida e satisfação financeira dos filhos. The first year of college is characterized by many changes in emerging adults’ lives, which come with new experiences and challenges where they must learn to apply the emotional regulation skills they developed during adolescence. One of the biggest difficulties during this phase is to transition out of the childhood home and to become financially independent, because this challenge can lead to developing financial risk behaviors which compromise personal well-being. Keeping in mind that the parents are the primary socialization agent, this study found relevant to analyze their perspectives and influence in their children’s lives. This investigation is part of a larger study, which includes many European countries, and is responsible for collecting the data in Portugal. The aim of this study is to examine the impact of financial socialization variables, such as perceived behavioral control, financial relationship with parents and financial satisfaction, on emerging adults’ satisfaction with life. Also, we aim to study the impact of emotional regulation strategies on emerging adults’ financial satisfaction. There were 46 college students in their first year of a psychology course participating in this study (91,3% female), along with one of their parents in a total 29 (79,3% female). It was then possible to examine 29 pairs of parent-child, in order to examine the impact of parents’ variables on the emerging adults’ life and financial satisfaction. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53440 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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