Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53540

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.date.accessioned2018-03-27T10:27:00Z-
dc.date.available2018-03-27T10:27:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2176-1744por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53540-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo averiguar o contributo das representações na aprendizagem da derivada de uma função de alunos do 11.º ano. Adotando uma abordagem qualitativa e interpretativa, recolheram-se os dados através das resoluções de tarefas realizadas pelos alunos. Os resultados apontam que, apesar da tendência para a representação algébrica, as representações numérica, tabelar e gráfica também foram usadas. A representação numérica e a algébrica foram usadas essencialmente para determinar a imagem de um dado objeto, em particular, no caso de extremos relativos. A representação gráfica foi utilizada no estudo comparativo da função com a sua função derivada ou sempre que os alunos pretendiam uma imagem global do comportamento da função. A representação tabelar foi usada essencialmente para estudar a monotonia e os extremos relativos de uma função, e, em alguns casos, na conversão entre a representação algébrica e gráfica.por
dc.description.abstractThe main goal of this study is to verify the contribution that representations give to the learning of the derivate of a function by 11th grade students. Adopting a qualitative and interpretative approach, the data was collected through the students’ resolution of tasks. The results indicate that, in spite generalized use of the algebraic representation, the numerical, the tabular, and the graphic representations were also used. The numerical and algebraic representations were used essentially to determine the image of a given object, in particular, in the case of relative extremes. The graphic representation was used to compare a function with its derivate function or whenever the students wanted a global image of the function behaviour. The tabular representation was used essentially to study the monotony and the relative extremes of a function and, in some cases, in the conversion between the algebraic and the graphic representation.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem da derivada de uma funçãopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectAlunos do ensino secundáriopor
dc.subjectLearning of the derivate of a functionpor
dc.subjectRepresentationspor
dc.subjectSecondary school studentspor
dc.titleRepresentações na aprendizagem da derivada de uma função por alunos do ensino secundáriopor
dc.title.alternativeRepresentations in the learning of the derivative of a function by secondary school studentspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage265por
oaire.citationEndPage288por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume25por
dc.identifier.doi10.20396/zet.v25i2.8649274por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalZetetiképor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Representações na aprendizagem da derivada de uma função por alunos do ensino secundário.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID