Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53543
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menezes, Luís | por |
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | por |
dc.contributor.author | Conceição, Sandra | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T10:51:17Z | - |
dc.date.available | 2018-03-27T10:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 1983-3156 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53543 | - |
dc.description.abstract | Este estudo realizou-se no contexto da implementação, em Portugal, de um novo programa de Matemática do ensino básico que introduziu profundas mudanças relativamente ao anterior. No processo de aprendizagem da Matemática é largamente reconhecida a importância dos pais/EE (Encarregados de Educação). A sua influência está dependente do conhecimento que têm e do envolvimento com a escola. É neste quadro que esta investigação, que adota uma metodologia mista, se coloca, ao proporse compreender o que sabem e pensam os pais/EE do programa de Matemática e que apoio prestam aos seus educandos na aprendizagem desta disciplina. A análise de dados, que resultam da aplicação de questionário e entrevista a pais/EE (de duas escolas, uma urbana e outra rural), revela que estes se apercebem de um conjunto de alterações nas aprendizagens dos seus educandos, nomeadamente no cálculo mental, na resolução de problemas e no raciocínio matemático. Os pais/EE têm uma opinião favorável do programa de Matemática. Em termos de apoio parental, os pais/EE mostram estar atentos aos seus educandos e consideram que a sua ação é essencial. | por |
dc.description.abstract | This study was conducted in the context of the implementation, in Portugal, of a new program of mathematics for primary education, which introduced profound changes over the previous one. In the process of mathematics learning is widely recognized the importance of parents/Guardians (G). Its influence is dependent on the knowledge they have, and on their involvement with the school. It is in this context that this research, which adopts a mixed methodology, stands, trying to understand what parents/G know and think about mathematics program, and what support they provide to their children in the learning of this discipline. Data analysis, resulting from the application of a questionnaire and an interview (with parents/G of two schools, one urban and another one rural), shows that they realize a set of changes in learning of their children, particularly in mental calculation, problemsolving and mathematical reasoning. Parents/G have a favorable opinion about the mathematics program. In terms of parental support in mathematics, parents/G show to be attentive to their children and consider their action essential. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem da Matemática | por |
dc.subject | Programa de Matemática do 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.subject | Apoio parental | por |
dc.subject | Teaching and learning of mathematics | por |
dc.subject | Mathematics curriculum (grades 1 to 4) | por |
dc.subject | Parental support | por |
dc.title | Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam? | por |
dc.title.alternative | Teaching and learning mathematics in the context of a new program implementation: parents count? | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 131 | por |
oaire.citationEndPage | 152 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationVolume | 18 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Educação Matemática Pesquisa | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa_os pais contam.pdf | 498,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |