Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53910
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, C. | por |
dc.contributor.author | Barreto, Ana Luísa | por |
dc.contributor.author | Castiajo, Paula Maria Santos | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T13:52:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53910 | - |
dc.description.abstract | A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação. | por |
dc.description.abstract | Theory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states - desires, cognitions, beliefs and emotions - to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others' behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulth ood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment. | por |
dc.description.sponsorship | (undefined) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Theory of mind | por |
dc.subject | School age | por |
dc.subject | Adolescence | por |
dc.subject | Adulthood | por |
dc.subject | Assessment | por |
dc.subject | Teoria da mente | por |
dc.subject | Idade escolar | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Idade adulta | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: da idade escolar até à idade adulta | por |
dc.title.alternative | Theory of mind throughout the regulatory development: from school age to adulthood | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 377 | por |
oaire.citationEndPage | 392 | por |
oaire.citationIssue | 4 | por |
oaire.citationVolume | 31 | por |
dc.date.updated | 2018-04-04T10:32:32Z | - |
dc.identifier.eissn | 1646-6020 | por |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.590 | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.export.identifier | 4782 | - |
sdum.journal | Análise Psicológica | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Martins, Barreto, & Castiajo (2014).pdf Acesso restrito! | 243,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |