Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53910

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, C.por
dc.contributor.authorBarreto, Ana Luísapor
dc.contributor.authorCastiajo, Paula Maria Santospor
dc.date.accessioned2018-04-04T13:52:21Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.issn0870-8231por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53910-
dc.description.abstractA teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.por
dc.description.abstractTheory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states - desires, cognitions, beliefs and emotions - to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others' behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulth ood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectTheory of mindpor
dc.subjectSchool agepor
dc.subjectAdolescencepor
dc.subjectAdulthoodpor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectTeoria da mentepor
dc.subjectIdade escolarpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectIdade adultapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titleTeoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: da idade escolar até à idade adultapor
dc.title.alternativeTheory of mind throughout the regulatory development: from school age to adulthoodpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage377por
oaire.citationEndPage392por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationVolume31por
dc.date.updated2018-04-04T10:32:32Z-
dc.identifier.eissn1646-6020por
dc.identifier.doi10.14417/ap.590por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.export.identifier4782-
sdum.journalAnálise Psicológicapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Martins, Barreto, & Castiajo (2014).pdf
Acesso restrito!
243,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID